quinta-feira 28 de março de 2024
Foto: Reprodução/Rede Bahia
Home / DESTAQUE / ‘A burocracia está valendo mais que as vidas humanas’, diz Rui Costa sobre vacinas
sexta-feira 22 de janeiro de 2021 às 07:16h

‘A burocracia está valendo mais que as vidas humanas’, diz Rui Costa sobre vacinas

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O governador Rui Costa (PT) explicou em entrevista nesta sexta-feira (22) ao Jornal da Manhã da Rede Bahia, sobre ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para autorizar uso temporário da a para uso emergencial da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia. Esta ação serve para efetivar a compra direta da vacina russa Sputnik V, com a qual Rui disse que já teria assinado um acordo de cooperação para o fornecimento de até 50 milhões de doses.

“Passos de tartaruga e má vontade que a Anvisa vai liberando as vacinas no Brasil”, declarou Rui. O chefe do Executivo baiano lembrou de outras situações envolvendo a agência em meio à pandemia. “Lembro quando tentamos medir a temperatura das pessoas que chegavam nos aviões, a Anvisa proibiu que fizéssemos isso”, disse.

“A Anvisa não fez a medição e não deixou o Estado fazer. Disputa política, disputa ideológica ou má vontade. Eu não sei o nome que dá a isso. Irracionalidade que está desde o início da pandemia”.

“Eu aprendi na vida que quem quer fazer arruma um jeito. Quem não quer, arruma uma desculpa. Essa tem sido a prática da Anvisa”, acrescentou Rui.

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informe até esta sexta-feira se, de fato, já foi requerida a autorização temporária e, em caso positivo, esclareça em que estágio está a análise e as eventuais pendências a serem cumpridas pelo interessado.

O ministro é relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade, em que o Estado da Bahia pede a concessão de medida liminar para que seja admitida a importação e a distribuição de vacina que ainda não tenha sido registrada na Anvisa, desde que haja registro por agência reguladora certificada pela Organização Panamericana de Saúde.

Veja também

Peixes têm quantidade limitada para captura em 2024

Quatro espécies de peixes muito consumidos na culinária brasileira tiveram cotas de pesca estabelecidas para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas