sexta-feira 19 de abril de 2024
Foto: Max Haack/Secom
Home / DESTAQUE / ACM Neto entrega no Centro Histórico praça Cairu revitalizada
quinta-feira 30 de julho de 2020 às 14:55h

ACM Neto entrega no Centro Histórico praça Cairu revitalizada

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Citado em canções como “Retrato da Bahia”, do cantor e compositor Riachão, um dos principais cartões-postais da capital baiana está mais belo e moderno, sem perder a história que marca o local de 32 mil m². A Praça Visconde de Cairu, ou simplesmente Praça Cairu, na região do Comércio, foi completamente requalificada pela Prefeitura e entregue nesta quinta-feira (30), dentro das ações do programa Salvador 360, eixo Centro Histórico. Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto e o vice Bruno Reis, corpo técnico e imprensa.

O investimento total foi de R$4,6 milhões, através de um convênio com o Ministério do Turismo. O projeto de requalificação foi coordenado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e possibilitou melhorias em toda a infraestrutura e entorno da praça. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

O local por onde, como ressaltou o prefeito, circulam milhares de pessoas diariamente, é também um ponto de encontro entre moradores e visitantes de todo o Brasil e do mundo. É, também, porta de entrada para quem chega pelo mar e ponto obrigatório nos roteiros de quem quer conhecer Salvador.

“Aqui na Praça Cairu, os turistas se deparam com a história e a cultura do povo, a exemplo do Mercado Modelo, com a presença de especiarias e produtos típicos, da capoeira, da água de coco, das baianas e de tudo o que existe em Salvador, além do acesso à Cidade Alta e uma visão fantástica da Baía de Todos-os-Santos e do Forte São Marcelo”, relatou ACM Neto.

O prefeito também agradeceu à equipe pelo empenho na elaboração e execução de um projeto que fosse arrojado e transformador. “Chegamos à conclusão de que era necessário fazer uma coisa maior e, por isso, a obra se estendeu por mais tempo. A intervenção envolveu, inclusive, mudança no viário para permitir esse amplo espaço a ser aproveitado pelas pessoas”, completou.

Melhorias

Entre as intervenções estão a construção do deque de contemplação e a colocação de piso em granito. Já o piso geral do calçamento é de concreto usinado cinza. A rampa de acesso de veículos ao Terminal Náutico foi completamente refeita, também em concreto, bem como as rampas para pessoas com deficiência. A parada de ônibus de turismo foi totalmente revitalizada.

No entorno do Mercado Modelo, foi realizado o rebatimento da fachada, a substituição do piso por pedra portuguesa nas cores branca e preta. Foram promovidas a implantação de novos bancos, reforma do busto do Visconde de Cairu, fechamento do canteiro de árvores, reforma do guarda-corpo do cais e do gradil do estacionamento do Terminal Náutico. Além disso, balizadores foram implantados na área de Embarque e Desembarque do Terminal Náutico e o gradil que circunda o monumento também foi recuperado.

A iluminação da praça e de todo o seu entorno também recebeu importantes intervenções. De acordo com a Diretoria de Iluminação (Dsip), foram instaladas 97 luminárias e 13 projetores, totalizando o investimento de R$277 mil.

Expectativa

Mesmo ainda com as atividades suspensas devido à pandemia, os guias turísticos Ana Paula Sá, de 35 anos, e Adelmo Santos, de 37 anos, foram conferir de perto a nova Praça Cairu, já como preparação para receber os turistas após a crise sanitária. “Com essa linda estrutura, acredito que vai melhorar muito a questão da segurança. O local ficou mais aberto, amplo e, assim, o turista vai conseguir explorar novamente essa região da Cidade Baixa que estava tão abandonada durante anos”, disse Ana Paula.

“A gente percebe que, nos últimos anos, a Prefeitura vem fazendo melhorias na cidade, principalmente urbanísticas. Antigamente, a gente tinha que ‘adoçar a boca’ para falar de Salvador, devido à situação precária em que estava. Nos últimos anos, temos percebido que a cidade está se recuperando totalmente e, juntando a cultura local e a infraestrutura, era tudo o que o turista gostaria de ter”, completou Santos.

História

Tendo a um lado o Mercado Modelo; à frente, o Elevador Lacerda; e mais adiante, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e o 2º Distrito Naval, a Praça Visconde de Cairu – antes grafada Cayru –, foi construída entre o final do século XIX e o início do século XX, quando o mercado ainda era a alfândega da capital baiana e parte da Cidade Baixa não tinha sido totalmente aterrada. A praça é um dos principais pontos de visitação de turistas que chegam do Terminal Náutico da cidade.

Veja também

Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia da Rússia cresça mais rápido que a de todos os países desenvolvidos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas