segunda-feira 1 de março de 2021
Foto: Secom/PMJ
Home / NOTÍCIAS / Agência Nacional de Mineração aprova requerimento de mineradora para extração de quartizito em Jequié
sábado 1 de fevereiro de 2020 às 07:04h

Agência Nacional de Mineração aprova requerimento de mineradora para extração de quartizito em Jequié

NOTÍCIAS, SUDOESTE BAIANO


A Prefeitura de Jequié realizou na última quarta-feira (29) no gabinete do secretário de Desenvolvimento Econômico de Jequié, Celso Galvão, e os representantes da mineradora Granet Prospecção, Herder Mendonça e Ismael Simei Ribeiro. Esteve presente a diretora de Meio Ambiente, Maria Cruz, representando o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Juvenal Neto, o Neto da Água Já. Após a concessão da Licença Ambiental Unificada, dada pelo município, a empresa recebeu da Agência Nacional de Mineração a aprovação, na segunda-feira, dia 27, do requerimento para início da mineração de quartizito e granulito, rocha ornamental descoberta na localidade da Fazenda Ouro Preto, localizada a 20 quilômetros da cidade. Para que os trabalhos comecem, efetivamente, está sendo aguardada, por parte da Granet Prospecção, apenas a publicação no Diário Oficial da União.

De acordo com o empresário Herder Mendonça, um dos representantes da empresa presentes na reunião, o empreendimento, que deverá contar com investimento de mais de R$ 100 milhões de reais, tem potencial para produzir três bilhões de toneladas de quartizito, o que pode gerar mais de mil empregos. Estimativa que deverá aumentar à medida que a produção também se intensifique, segundo ele.

Herder Mendonça disse, ainda, que a mineradora Granet Prospecção planeja uma integração com a Ferrovia Oeste Leste (FIOL), para o escoamento do minério até o porto de Ilhéus, onde será beneficiado. Além do mercado nacional, a empresa pretende exportar parte de sua produção para países como os Estados Unidos, Canadá, Grécia, China, entre outros.

Como parte imprescindível para a aprovação do requerimento, junto ao órgão federal, a empresa atendeu ao cumprimento das normas ambientais, junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) e junto a Diretoria Municipal de Meio Ambiente, vinculada a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente.

“A descoberta desse tipo de minério e sua operacionalização, com aprovação das licenças e do requerimento junto ao órgão federal e, posteriormente, a extração, insere o município de Jequié no rol de cidades produtoras de minério, na Bahia, como outras da nossa região. O que vai atrair investimentos e gerar, com isso, muitos empregos.”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão.

“Estamos vendo o resultado conjunto de todas as Secretarias municipais, diretamente envolvidas, como a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Administração, de Governo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, enfim, todos juntos, em atendimento a uma solicitação nossa. Não medimos esforços, respeitando todos os trâmites legais, para que a Granet Prospecção, cumprindo suas obrigações ambientais, pudesse continuar com seu plano de investimentos na cidade, o que vai gerar impactos econômicos muitos positivos. Basta olhar as outras cidades ao redor e que tiveram a descoberta de minério e de como isso trouxe benefícios maravilhosos para a população. Portanto, estamos muito felizes por vermos a Granet tendo o seu requerimento aprovado pela Agência Nacional de Mineração e, logo, logo, dando prosseguimento ao processo de extração do quartizito, na região de Jequié, trazendo avanços e gerando emprego e renda para o nosso povo.”, destacou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

Veja também

Bolsonaro recebe ministros, Lira e Pacheco para tratar de vacinas, auxílio e PEC Emergencial

O presidente Jair Bolsonaro recebeu na noite deste último domingo (28), no Palácio da Alvorada, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!