sexta-feira 19 de abril de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / AL-BA encerra votação do Orçamento de 2021 e decide não entrar em recesso
terça-feira 19 de janeiro de 2021 às 18:05h

AL-BA encerra votação do Orçamento de 2021 e decide não entrar em recesso

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A Assembleia Legislativa aprovou, na última segunda-feira (18), em segundo turno, o Projeto de Lei nº 23.995/2020, de autoria do Poder Executivo, que estima o Orçamento do Estado para o exercício financeiro de 2021. Na oportunidade, os deputados também aprovaram a renovação do reconhecimento do estado de calamidade pública decorrente da pandemia do coronavírus para o Estado da Bahia, Salvador e outros municípios.

A aprovação do Orçamento permitiria ao Legislativo que entrasse em recesso. No entanto, o presidente Nelson Leal (PP) sugeriu que a Casa permanecesse em atividade para eventual votação emergencial relacionada ao combate da Covid-19. Os líderes Rosemberg Pinto (PT), da bancada governista, e Alan Sanches (DEM), da ala oposicionista, concordaram com a proposição. Com isso, não há a necessidade de convocação extraordinária para realização de sessão até o fim deste mês de janeiro. A expectativa é que uma sessão seja realizada no dia 28 para deliberação de projetos que tratem de utilidade pública.

O texto do Executivo prevendo a Lei Orçamentária Anual (LOA) teve a discussão iniciada no plenário virtual em sessão extraordinária realizada no dia 11, quando foi aprovado em primeiro turno. A apreciação do PL teve, novamente, votos contrários do deputado Hilton Coelho (Psol) e da bancada de oposição.

A LOA da Bahia prevê receitas da ordem de R$49,3 bilhões, sendo que a área Social será contemplada com a maior fatia dos recursos orçados para 2021. Além disto têm participação destacada as áreas de Saúde (15,6%), Educação (13,1%) e Segurança Pública (10,2%).

Estado de calamidade pública

A sessão extraordinária realizada por meio virtual aprovou também o Projeto de Decreto Legislativo nº 2.923/202, de autoria da Mesa Diretora, que trata do reconhecimento do estado de calamidade pública no Estado da Bahia. O pleito foi apresentado à Casa pelo governador Rui Costa em ofício encaminhado no dia 5 de janeiro.

Em seguida, os parlamentares aprovaram o PDL nº 2.924/2021, que renovou o reconhecimento da ocorrência do estado de calamidade pública no município de Salvador. A mensagem enviada ao Parlamento pelo prefeito Bruno Reis foi protocolada em 4 de janeiro.

No PDL nº 2.925/2021, também da Mesa Diretora, os deputados renovaram o reconhecimento do estado de calamidade para municípios baianos que enviaram o ofício com pedido do reconhecimento a partir de 1º janeiro.

Os PDLs 2.926/2021 e 2.927/2021, relacionados aos municípios de Jucuruçu e Nova Viçosa, respectivamente, também foram aprovados. Ambos solicitaram, pela primeira vez desde o início da pandemia, o reconhecimento do estado de calamidade. Todos os pleitos foram relatados no plenário virtual pelo deputado Rosemberg Pinto.

Veja também

Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia da Rússia cresça mais rápido que a de todos os países desenvolvidos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas