quinta-feira 9 de abril de 2020
Foto: Paulo Mocofaya/Agência AL-BA
Home / NOTÍCIAS / AL-BA implanta medidas protetivas para evitar propagação do coronavírus
quarta-feira 18 de março de 2020 às 18:30h

AL-BA implanta medidas protetivas para evitar propagação do coronavírus

NOTÍCIAS


A Assembleia Legislativa implantou nesta terça-feira (17), drásticas medidas protetivas para reduzir a propagação do Covid-19, o novo coronavírus, restringindo as presenças de funcionários e visitantes. Elas foram adotadas em reunião expandida da Mesa Diretora com a presença de 35 parlamentares e diretores da ALBA – encarregados da execução das providências consensuais decididas pelos parlamentares.

O ato disciplinando essas medidas, assinado pelo presidente Nelson Leal à noite, está publicado na presente edição do Caderno do Legislativo do Diário Oficial e vigora imediatamente. Entre outras providências, o regime de trabalho no Legislativo passa a ser turnão, das 13 às 19h, com a chegada dos funcionários sendo escalonada. O funcionamento dos dois restaurantes também está suspenso, bem como os funcionários com 60 anos de idade ou mais estão dispensados do trabalho presencial.

O acesso ao público externo será vedado, exceto para a imprensa, reduzindo drasticamente o número de pessoas que circulam no local (superior a cinco mil pessoas). Todos os eventos que reúnem público externo, tais como sessões especiais, solenidade para concessão de honrarias, lançamentos de livros, exposições, programas de visitação de escolas e atendimento presencial ao público estão igualmente suspensos.
Todos os setores considerados não essenciais terão suas atividades paralisadas imediatamente, ficando as diretorias com a responsabilidade de estabelecer o nível de prioridade de cada departamento ou sessão ainda nesta terça-feira. As comissões técnicas terão as atividades reduzidas, passando a realizar reuniões conjuntas sempre que possível.

Providências administrativas com relação à intensificação da higienização de todos os locais públicos, bem como maçanetas, corrimões e outros serão intensificadas, bem como o fornecimento de álcool gel em repartições e gabinetes, e através de recipientes nas áreas comuns. A portaria da Assembleia será dotada de medidores de temperatura – que atuam sem tocar o corpo dos examinados. Além disso, serão distribuídas pelo Serviço Médico máscaras para os funcionários cujas atividades implique em contato com o público.

O elenco de medidas, explica o presidente Nelson Leal, exprime a preocupação do conjunto dos deputados da Bahia com essa crise mundial, considerada como pandemia no último dia 11 pela OMS, e emergência de saúde pública em 4 de fevereiro pelo Ministério da Saúde.

“Busca-se evitar que a ALBA funcione como polo difusor do Covid-19, dada a capilaridade das lideranças de todo o Estado que nos visitam diariamente e do elenco de atividades que contam com a presença de pessoas da nossa comunidade. Estamos fazendo a nossa parte para conter a disseminação dessa doença perigosa”, justifica Leal.

Diretoria de Saúde promove treinamento

Entre as medidas adotadas pela Assembleia Legislativa da Bahia para conter a disseminação do coronavírus, a Diretoria de Promoção à Saúde promoveu treinamento às equipes que atuam na limpeza geral e na recepção para que possam auxiliar no combate à doença. Duas reuniões para orientação dos funcionários foram realizadas entre quinta-feira (12) e segunda-feira (16).

A ALBA também decidiu disponibilizar termômetro que permitem a aferição da temperatura à distância. “Qualquer pessoa que chegue à Assembleia Legislativa terá sua temperatura mensurada antes de entrar”, explicou a médica Patrícia Nora de Andrade, diretora de Promoção à Saúde no Legislativo baiano. Outras medidas adotadas foram a disponibilização de álcool gel em todos setores da ALBA; a suspensão do atendimento odontológico, considerado o maior motivo de contaminação; interrupção das atividades dos restaurantes la carte e refeitório; adoção de escalas de trabalho para reduzir o número de pessoas em circulação; liberação dos funcionários com mais de 60 anos de idade, gestantes ou portadores de doenças crônicas; além da distribuição de panfletos informativos para todos os colaboradores.

“Decidimos pela adoção do turnão com encerramento das atividades do restaurante para evitar aglomerações com mais de 100 pessoas em ambiente fechado. A Organização Mundial de Saúde prevê um total de 500 pessoas somente em ambientes abertos”, explicou Patrícia Andrade.

Veja também

Condutores já podem imprimir em casa documento veicular

Os proprietários de veículos de 13 estados e do DF já podem imprimir o documento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!