sábado 6 de março de 2021
Foto: ALBA
Home / NOTÍCIAS / AL-BA realiza segundo dia de testes dos novos sistemas
sexta-feira 14 de agosto de 2020 às 08:41h

AL-BA realiza segundo dia de testes dos novos sistemas

NOTÍCIAS


A segunda reunião de cadastramento, treinamento e testes em dois novos sistemas que integram o processo de informatização das áreas administrativa e parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), com a participação dos deputados Aderbal Caldas (PP), David Rios (PSDB), Jusmari Oliveira (PSD), Marcell Moraes (PSDB), Maria del Carmen (PT), Pedro Tavares (DEM), Sandro Régis (DEM), Soldado Prisco (PSC) e Zé Cocá (PP).

Os sistemas citados fazem parte de uma série de ações da ALBA, com o intuito de eliminar o uso de papel na Casa Legislativa até o final do ano, conforme determinação do presidente Nelson Leal.

O primeiro deles, de certificação digital, é inédito nas câmaras e assembleias do país e permitirá a validação de assinaturas de documentos digitalmente. O segundo possibilitará registro remoto de presença em sessões parlamentares e votação por reconhecimento facial.

Nesta sexta-feira, às 10 h, ocorre a última sessão de treinamento, com a participação presencial ou virtual de legisladores baianos. Durante a reunião, o superintendente de Assuntos Parlamentares, Bira Corôa, abre os trabalhos simulando uma sessão plenária ordinária normal, com votação aberta, para que os testes possam ser realizados.

Como explica Bira, a ALBA está sendo pioneira na implantação da certificação digital entre as casas legislativas do Brasil, incluindo o Congresso Nacional. Ele afirma que a orientação do presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP), além de garantir a segurança dos parlamentares e funcionários da ALBA em período de pandemia, é a redução da tramitação de papel, otimizando o fluxo das proposições entre os departamentos, reduzindo custos e dando transparência à tramitação dos projetos à sociedade. “A gente estima que vão ser reduzidos cerca de R$ 1 milhão por ano só em papéis, tintas para impressora, manutenção e outros itens. Sem contar o ganho ecológico e a produtividade por parte da Casa, especialmente dos gabinetes”, disse.

Durante a reunião, foram exibidos aos deputados vídeos com o passo a passo para, entre outros, fazer o cadastramento nos sistemas, certificar a assinatura virtual e acessar remotamente uma sessão plenária, registrando presença. Os parlamentares também realizaram testes de votação de projetos, confirmando a eficácia do sistema.

Veja também

Homem é preso no Brasil por espalhar coronavírus de propósito

Ele foi flagrado pela polícia cuspindo nas mãos e esfregando em maçanetas de carros após …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!