quinta-feira 18 de abril de 2024
Foto: Divulgação
Home / ENTREVISTAS / André Miranda fala sobre eleições, apoio a Moema e pretensões políticas
sábado 15 de agosto de 2020 às 15:06h

André Miranda fala sobre eleições, apoio a Moema e pretensões políticas

ENTREVISTAS, POLÍTICA


Neste sábado (15) o #Acesse Política traz uma entrevista com André Miranda, presidente do Progressistas de Lauro de Freitas e chefe de gabinete do deputado federal Cacá Leão (Progressistas). Filho do ex-vereador Raimundo Miranda, passou a infância e adolescência no bairro de Areia Branca, onde a família ainda tem residência. Morador do município.

Com 39 anos, Miranda trabalhou por 14 anos com grandes eventos, sendo produtor das bandas Jammil e Uma Noites e Banda Eva. Atualmente está concluindo o curso de Publicidade e Propaganda na faculdade Estácio.

#Acesse Política: Sabemos que o sr. é presidente do Progressistas em Lauro de Freitas. Quais as suas pretensões políticas?

André Miranda: Eu estou como chefe de gabinete do deputado federal Cacá Leão desde 2011, ele era deputado estadual. Já em 2014, foi eleito deputado federal, reeleito em 2018. Desde então, sempre estou acompanhando as demandas dos municípios, não só de nosso escritório em Salvador como indo nas cidades para ver de perto algumas situações. Hoje, 9 anos depois, continuo com o mesmo foco de quando aceitei o convite, que é contribuir ao máximo com meu trabalho, seja através do deputado Cacá ou de amizades que vamos construindo a cada visita em uma secretaria, uma reunião, buscando trazer resultados positivos de todas as demandas encaminhadas. Pretensões políticas, tenho muitas, mas tudo no tempo de Deus.

#AP: É dado como certo que o partido irá indicar o nome para a vice de Moema, o que podemos esperar se o sr. for o escolhido?

André Miranda: Que Lauro de Freitas terá o melhor vice-prefeito que já passou desde a sua emancipação política, me perdoe os amigos, o ex-senador Roberto Muniz, que foi vice-prefeito (1993/1996), depois prefeito (1997/2000) e João Oliveira, vice-prefeito por duas vezes consecutivas (2005/2012). Não sei se chegaria a tanto, mas iria me esforçar ao máximo! Porém, o nome já indicado pelo Progressistas para uma possível composição na chapa majoritária da prefeita Moema, não existe outra, é do vereador Rosalvo, que está no seu terceiro mandato, três vezes presidente da Câmara e acredito, sendo ele, que também irá fazer um bom trabalho contando com nosso apoio.

#AP: Na sua avaliação, o que pode ser melhorado em Lauro de Freitas?

André Miranda: Todas as cidades do mundo tem algo a melhorar e a nossa não seria diferente. A prefeita vem fazendo o possível, não é fácil e nesses últimos quatro meses, se tornou mais difícil ainda. Temos um grande problema que são os alagamentos, mas já estão sendo realizadas obras de macrodrenagem e vai resolver grande parte do problema. O trânsito é outro problema sério, mas também vem sendo feito um bom trabalho de organização pela equipe da SETTOP, iniciada com o ex-secretário Olinto. A demanda de veículos é muito grande nos horários de pico. Temos inúmeros condomínios no litoral norte que seus moradores trabalham em Salvador e passam diariamente nos trechos da BA-099 que corta toda nossa cidade, do rio Joanes ao aeroporto, mas isso começou a melhorar depois da inauguração da Via Metropolitana. Enfim, é continuar trabalhando por soluções.

#AP: Por que o partido decidiu apoiar a reeleição de Moema Gramacho?

André Miranda: Já existe uma aliança a nível estadual, como é de conhecimento de todos, entre o PT e o PP, com o governador Rui Costa e o Vice-Governador João Leão. Uma aliança que em 2014, começaram com 4% nas pesquisas e terminaram eleitos no 1° turno, demonstrando a força dos dois partidos. Se manteve em 2018, foram reeleitos no 1° turno. Porque não essa aliança aqui? Ao contrário do que muitos dizem, não tínhamos e não temos problema algum com a prefeita ou seu partido aqui no município, ao contrário. Tem pessoas no Partido dos Trabalhadores que sempre tive boa relação e contato, como o controlador do município, Ápio Vinagre, pessoas que conheci a pouco tempo, a exemplo da vereadora Naide Brito. A prefeita foi colega de parlamento do deputado Cacá na Câmara dos Deputados, o senador Jaques Wagner, que sempre buscou fazer essa união e demonstrou durante sua participação no PGP, a sua felicidade em saber que depois dele, falaria o vice-governador. Então não foi de um dia para o outro que decidimos. Houve uma construção. Eu conversei com muitas pessoas da gestão, fora da gestão, vereadores, pessoas que participam e também que não participam ativamente da política local e a maioria sinalizou boa aceitação ao trabalho. Também conversei bastante com a prefeita até a decisão.

Sou uma pessoa que sempre trabalhou em grupo, de participação de todos, não sou individualista, gosto de ouvir e assim, construir. Entrei para um processo de reconstrução do PP aqui em 2019 e hoje, o resultado está aí: temos três vereadores na Câmara: o presidente da Casa, Rosalvo, o vice-presidente César, que já era do PP e o 2° secretário da Mesa, Tito Coelho. Quer mais? Vamos lá: o Progressistas nunca esteve tão forte e unido como agora em Lauro de Freitas. Temos um quadro de filiados e pré-candidatos, um time de jovens e mulheres que estão sendo referências a nível nacional por suas atuações e participações nas ações do nosso partido no município. O Movimento Nacional Mulheres Progressistas está a frente do curso “Fortalecendo o Futuro”, maior evento de capacitação de progressistas que disputarão as eleições 2020.

Na Bahia, temos o vice-governador João Leão, que é uma referência nacional, 4 deputados federais, 10 deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Leal, que já se colocou a disposição para ajudar, temos aproximadamente 100 prefeitos(as) e 600 vereadores(as). Não tem peso um time desse que posso contar no âmbito municipal? Fora que, o hoje reflete no amanhã e essa união com certeza é importante para 2022 a nivel estadual também para os dois partidos. Estamos aqui pra contribuir com a gestão e já demonstrei isso através de ações: um milhão de reais através do deputado Cacá Leão para combate ao Covid-19, a dragagem do rio Ipitanga que, com o apoio do vice-governador João Leão, será realizada até o rio Joanes através da CONDER, revitalização da estrada do coco nos dois trechos, do aeroporto ao rio Joanes. Ontem entreguei em Areia Branca uma ambulância nova, a terceira através do deputado Cacá ao município, estou aguardando retorno de outras demandas que já foram encaminhadas. Detalhe: em apenas quatro meses.

#AP: Qual a sua análise do atual cenario da politica Laurofreitense?

André Miranda: Olha, confesso que não esta fácil em todos os sentidos. Pra ninguém. A pandemia chegou para mudar o mundo, as pessoas. O que estávamos acostumados em ano eleitoral, o contato diário com as pessoas, era o melhor termômetro e vamos ter bem pouco. As redes sociais são ferramentas importantes, mas que deixam dúvidas. Fake News é um problema sério que pode mudar o resultado de uma eleição. Vamos ter que nos adaptar, como já estamos, aos novos tempos. Acredito que a prefeita Moema tem todas as condições de ser reeleita. Tem trabalho, ninguém pode dizer que não fez nada em 12 anos. Como é isso? Temos uma aliança com 17 partidos. Ninguém tem uma quantidade de aliados assim se não houver um trabalho positivo e tenho certeza absoluta que a nossa chegada é mais um reforço.

#AP: O que o sr. considera necessário para que um político faça um bom trabalho dentro do seu mandato?

André Miranda: Comprometimento com o povo e com o trabalho. Força de vontade e determinação e falando sobre isso, não tenho como não citar nossa maior referência politica, que é o vice-governador. 74 anos que deixa a mim, ao deputado Cacá e muitos outros de 40 para trás, porque ele tem todas essas e muito mais qualidades.

#AP: O que o sr. sentiu ao receber o título de Cidadão de Lauro de Freitas?

André Miranda: De início, um susto! Nunca passou pela minha cabeça, mas depois, uma alegria enorme, não só pelo reconhecimento de meu trabalho, mas por minha história na cidade, começando em Areia Branca, ainda criança por volta de 1988. Lá era zona rural, distrito, não era nem reconhecido como bairro. Como diz minha mãe, eu curti minha infância. Foi lá, final dos anos 80 que descobri o que era “desenvolvimento”, chegando pelas mãos do então prefeito João Leão e lembro das diversas placas com o slogan “Renasce a Esperança”, acompanhada de um sol. A notícia do título de cidadão me trouxe todas essas lembranças de lá até os 17 anos. Depois, fui morar e estudar em Salvador, mas sempre estava aqui e já independente, volto para Lauro de Freitas em 2010, onde estou até hoje e não pretendo sair.

#AP: Qual mensagem o sr. deixa para o povo de Lauro de Freitas?

André Miranda: Esperança e fé! O momento é de cuidarmos um dos outros, de manter a esperança de que dias melhores estão próximos e que a fé nos trará paz, conforto e força para passar por todo esse momento conturbado que o mundo está vivendo. Tenho certeza de que dias melhores virão e estaremos juntos, trabalhando muito para vencer a pandemia e avançar por uma Lauro ainda melhor.

Veja também

Elmar Nascimento é cotado para relatar novo projeto sobre Fake News

O deputado federal pela Bahia, Elmar Nascimento (União Brasil), está entre os nomes cotados para …

um comentário

  1. UMA COISA EU DIGO, SE O POVO DE LAURO DE FREITAS TIVER VERGONHA NA CARA, FARIA UMA LIMPEZA GERAL, FAZIA UMA FAXINA, TIRANDO TODA A ESQUERDA DA CAMARA E DA PREFEITURA, RENOVARIA TODOS ,. SO ASSIM VCS SE LIBERTARIA DOS COMUNISTAS DE PLANTAO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas