sexta-feira 26 de fevereiro de 2021
Foto: Reprodução/Youtube
Home / DESTAQUE / Anvisa autoriza uso emergencial de vacinas contra a COVID-19
domingo 17 de janeiro de 2021 às 14:55h

Anvisa autoriza uso emergencial de vacinas contra a COVID-19

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou neste domingo (17), o uso emergencial de duas vacinas contra a COVID-19. Em pauta,a CoronaVac, de origem chinesa, e o composto da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolvido em parceria com o laboratório AstraZeneca. A relatora dos pedidos, Meiruze Freitas, votou sim. Depois, Romison Mota e Alex Machado Campos também se manifestaram favoravelmente.

Antônio Barra, presidente do colegiado, e Cristiane Jourdan Gomes, ainda não votaram. Ainda que opinem pela rejeição dos dois pedidos — ou de apenas um deles —, o aval dado pela maioria será seguido.

A CoronaVac teve o pedido de uso emergencial apresentado pelo Instituto Butantan. Meiruze votou pela aprovação. O mesmo ocorreu com as injeções de Oxford, cuja utilização foi solicitada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Faltam quatro diretores para votar. Mais dois votos bastam para liberar os imunizantes. A utilização emergencial da CoronaVac contempla seis milhões de doses. Oxford/AstraZeneca, por sua vez, pediu a liberação de duas milhões de unidades, produzidas na Índia.

Ao se referir ao composto chinês, Meiruze Freitas fez algumas ressalvas aos dados apresentados no pedido de uso emergencial. Ela pediu que informações complementares sejam entregues posteriormente.

Antes da votação, as duas vacinas tiveram o aval emergencial recomendado por áreas técnicas da agência. As ponderações dos setores de Medicamentos e Produtos Biológicos, Boas Práticas de Fabricação e de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária embasaram os votos dos componentes da diretoria.

Veja também

Após anúncio de lockdown, baianos lotam supermercados

Vale ressaltar que os supermercados, farmácias e postos de gasolina são considerados serviços essenciais e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!