sexta-feira 29 de março de 2024
Foto: Assessoria
Home / DESTAQUE / Bahia caminha para novo status sanitário
sábado 16 de janeiro de 2021 às 14:23h

Bahia caminha para novo status sanitário

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Bahia deu mais um passo em busca do cobiçado status de Zona Livre da Febre Aftosa sem Vacinação após o compromisso feito pelo governo do estado em carta enviada este mês à ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Segundo o jornal A Tarde, o documento reforça o empenho da gestão e detalha o planejamento para alcançar a mudança de status sanitário em 2023,

Quando atingido, o novo status, mais alto degrau de condição sanitária da produção, abre uma grande faixa de mercado em países mais exigentes na importação de carnes, como o Japão, Coreia do Sul e EUA.

– A correspondência do governador à ministra é uma prova inequívoca de que Rui Costa tem compromisso selado com o agronegócio baiano – afirma Maurício Bacelar, diretor-geral da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia).

O diretor da agência explica ainda o impacto do status sanitário que o estado está buscando.

– Para se ter uma ideia, muitos países interessados em exportar sua carne não encontram mercado por não apresentarem status sanitário adequado e o da Bahia, muito em breve, será diferenciado – explica Maurício.

A ADAB é o braço do governo baiano responsável pelas intervenções agropecuárias necessárias para a conquista do status de zona livre sem vacinação e de implementação do PNEFA (Plano Nacional de Vigilância da Aftosa), coordenado pelo Ministério da Agricultura (MAPA).

Em 2020, a Bahia vacinou na primeira etapa no mês de maio, 93,65% do seu rebanho, e em novembro, 93,99%. O estado alcançou a nota 1.1, uma das menores pontuações do país na avaliação de probabilidade de risco para reintrodução da Febre Aftosa, em escala que vai até 5, estimada pelo MAPA.

Veja também

“Angelo e toda família Coronel seriam mais do que bem-vindos”, diz Mário Jr sobre filiação de senador ao PP

Mesmo com a “negativa” do presidente estadual e senador Otto Alencar (PSD) sobre a saída …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas