domingo 28 de fevereiro de 2021
Foto: Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Bahia ultrapassa 92% de eleitores biometrizados
terça-feira 28 de janeiro de 2020 às 14:36h

Bahia ultrapassa 92% de eleitores biometrizados

NOTÍCIAS


A pouco mais de 20 dias para o prazo final do recadastramento biométrico nos 242 municípios ainda em fase de revisão no estado, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já ultrapassa os 92% de eleitores biometrizados. O prazo para conclusão do processo é o próximo dia 18 de fevereiro e aquele que não realizar a coleta dos dados terá o título cancelado. Com o término desta última fase, a Bahia passará a realizar eleições com identificação biométrica em todo o seu território.

Dos 10.522.776 de eleitores do estado, 9.686.915 (92,06%) já possuem cadastro atualizado com dados biométricos. Desse modo, 835.861 (7,94%) ainda precisam ser biometrizados.

Última fase

Dentre as ações integrantes da logística pensada para facilitar a execução desta terceira e última fase do recadastramento no estado está o Caminhão da Biometria, que atende regiões mais afastadas dos municípios sedes; o agendamento de atendimento, que ocorre pelo site do Regional, pelo 0800 071 6505 ou pelo whatsApp (71 – 3373-7223); e intensificação do atendimento, com abertura de alguns postos e cartórios aos finais de semana ou realização de plantões, com ampliação de horários nos dias habituais de funcionamento.

Penalidades

De acordo com o Código Eleitoral, (Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965), o eleitor que tiver o título cancelado poderá sofrer diversas penalidades. Com o cancelamento, o cidadão não poderá obter empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; ficará impossibilitado de realizar inscrição em concurso público, não poderá tomar posse em cargo ou função pública; não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e estará impedido de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, além de não poder tirar o passaporte, entre outros.

Veja também

Primeiro satélite 100% brasileiro é lançado com sucesso de base indiana

O Amazonia-1, primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!