quarta-feira 28 de julho de 2021
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Biden afirma que EUA estão saindo do “colapso econômico” da Covid-19
segunda-feira 10 de maio de 2021 às 08:31h

Biden afirma que EUA estão saindo do “colapso econômico” da Covid-19

NOTÍCIAS


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na última sexta-feira (7) que os dados decepcionantes de criação de emprego em abril mostram que o país ainda está se erguendo do “colapso econômico” causado pela pandemia, mas ressaltou que o caminho da recuperação é “ascendente”.

“Ainda estamos tentando nos livrar de um colapso econômico que nos custou 22 milhões de empregos”, declarou Biden em um discurso na Casa Branca pouco depois da divulgação da notícia que a economia dos EUA tinha criado 266.000 empregos em Abril, bem abaixo do um milhão esperado pelos analistas.

A taxa de desemprego, por sua vez, subiu um décimo em abril e se situou em 6,1%.

Biden comentou que os números indicavam a importância das medidas extraordinárias de estímulo fiscal lançadas pelo seu governo, tais como transferências diretas de até US$ 1.400 para milhões de cidadãos e o reforço do seguro-desemprego.

Segundo o presidente americano, estas medidas estão “começando a funcionar”, mas “a tendência agora é ascendente e há ainda um longo caminho a percorrer”.

A taxa de desemprego de abril rompeu com a tendência descendente verificada nos últimos meses, à medida que a recuperação econômica dos EUA se consolida.

As previsões do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) indicam que a economia americana crescerá 6,5% este ano, o que seria a taxa anual mais elevada desde os anos 1980.

A taxa de desemprego, que no ano passado aumentou de 3,5% em fevereiro para 14,7% em Abril, quando a pandemia de Covid-19 teve seu maior impacto, tem diminuído todos os meses desde então e nos primeiros quatro meses do ano tem ficado em torno de 6%.

Veja também

Bolsonaro percebe que a política é o principal pilar para proteger sua gestão

“Eu sou do Centrão.” A exposição do pertencimento a essa controversa entidade da política brasileira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!