segunda-feira 12 de abril de 2021
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Bolsa de Valores do Brasil recebe primeiro lance no leilão da Fiol
terça-feira 6 de abril de 2021 às 06:45h

Bolsa de Valores do Brasil recebe primeiro lance no leilão da Fiol

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Bolsa de Valores do Brasil (B3) recebeu nesta última segunda-feira (5) segundo a coluna Satélite do jornal Correio o primeiro lance no leilão da Fiol, marcado para ocorrer depois nesta quinta (8). Com isso, já está garantida a concessão do primeiro trecho da ferrovia, entre Caetité e Ilhéus, para transporte exclusivo de minério de ferro produzido na Bahia. Embora mantenham sigilo sobre o valor e o autor do lance, fontes da B3 afirmam que se trata de consórcio formado por um grupo de logística com expertise em operação ferroviária e a proprietária da carga – o que reforça as apostas de participação da Bamin no negócio. Para o governo federal, a cifra arrecadada no leilão importa bem menos do que o investimento obrigatório previsto em contrato: R$ 3,3 bilhões, sendo que R$ 1,6 bilhão será usado para finalizar o primeiro tramo, cujas obras estão 80% concluídas.

O lance apresentado às vésperas do leilão vai sepultar quase dez anos de atraso na construção dos 537 quilômetros iniciais da Fiol. Assegura ainda a continuidade do trecho até Barreiras e a posterior ligação com a Ferrovia Norte-Sul.

No Ministério da Infraestrutura, a confirmação da oferta sobre Fiol foi recebida segundo o jornal Correio, com alívio. O trecho da ferrovia era considerado o item mais desafiador no pacote da Infra Week, como vem sendo chamada a semana de leilões organizada pela pasta que começa amanhã, com a disputa em torno da concessão de 22 aeroportos brasileiros. Ao mesmo tempo, permite ao Palácio do Planalto concretizar o projeto em um futuro próximo. Com as contas sob aperto, o governo federal já havia sinalizado a indisponibilidade de caixa para concluir a obra do próprio bolso e investir em novas etapas da Fiol.

Veja também

Justiça nomeia quatro administradores judiciais para Samarco

O juiz Adilon Resende, da 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, deferiu nesta segunda-feira (12) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!