sexta-feira 7 de maio de 2021
Foto: Pexels
Home / NOTÍCIAS / Brasil pode comprar vacina finlandesa contra a Covid-19
segunda-feira 25 de janeiro de 2021 às 12:39h

Brasil pode comprar vacina finlandesa contra a Covid-19

NOTÍCIAS


Pesquisadores da Finovac, a vacina contra a Covid-19 em desenvolvimento na Finlândia, procuraram o Brasil conforme o jornal O Globo, para estabelecer uma parceria para produção do imunizante.

A ideia é realizar testes de fase 3 no Brasil, provavelmente em junho ou julho, e negociar a transferência de tecnologia e produção local. Para isso, os desenvolvedores da vacina estão em busca de fontes de financiamento para os testes e de instituições parcerias no país.

Os pesquisadores procuraram a embaixada do Brasil em Helsinque e o pedido de parceria foi encaminhado pelo Ministério das Relações Exteriores para o Ministério da Saúde, na quinta, e para a Fiocruz, nesta sexta. A Saúde deu prazo de uma semana para a Fiocruz responder sobre a proposta.

Segundo as mensagens encaminhadas, dois outros países teriam manifestado interesse em participar e, por isso, a embaixada pede “ação urgente” sobre o assunto. O documento diz ainda que a vacina finlandesa está na fase de testes pré-clínicos e teve resultados promissores em testes com animais. Outro detalhe mencionado é que o imunizante “tem tecnologia mais simples e estabelecida que as novas técnicas de vacina com base em RNA” e “não requer uma cadeia logística de temperaturas baixíssimas”.

A vacina está sendo desenvolvida por pesquisadores finlandeses da Universidade de Helsinque e da University of Eastern Finland.

Veja também

Tribunal absolve governador de Santa Catarina, que reassumirá o cargo

Por minoria dos votos, o Tribunal Especial de Julgamento, instalado pela Assembleia Legislativa de Santa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!