terça-feira 23 de abril de 2024
Home / POLÍTICA / Brigas para suceder prefeito de município da Região Metropolitana de Salvador
domingo 29 de setembro de 2019 às 12:37h

Brigas para suceder prefeito de município da Região Metropolitana de Salvador

POLÍTICA, RECÔNCAVO BAIANO


Pelo menos cinco nomes do campo governista são cotados para disputar a sucessão do prefeito Evandro Almeida (PP), que encerra em 2020 o ciclo de oito anos de mandato em São Francisco do Conde, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que tem o quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.

Segundo o site São Gonçalo News, o vice-prefeito Nem do Caípe (PT), é tido como quadro natural para continuar o projeto, mas enfrenta resistências internas e concorre popularidade com colegas da administração, como o ex-prefeito e secretário de Infraestrutura, Antônio Calmon, que ainda cultiva certo recall eleitoral no município.

Na última semana, Caípe ganhou apoio do vereador Professor Cravinho (PP), que retirou sua pré-candidatura para endossar o nome do vice.

Também de olho na sucessão de Almeida, o secretário de Serviços Públicos, Amarildo Guedes, deixou o Partido dos Trabalhadores no primeiro semestre deste ano para buscar “uma acomodação melhor” que lhe viabilize alguma musculatura eleitoral para 2020.

Marivaldo do Amaral, secretário de Educação, também é colocado na bolsa de apostas como uma das alternativas, porém com menor expressão.

Outro quadro que corre mais discretamente é o da secretária de Comunicação Vanessa Dantas, esposa do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT).

Interlocutores da executiva estadual do PP disseram à reportagem que o partido vê o nome dela com bons olhos e pode oferecer filiação para tê-la como um player possível. “Ela seria uma espécie de outsider de dentro da gestão, representa algo novo”, confidenciou um pepista, acrescentando o fator da representatividade feminina.

Questionado sobre o aceno do PP a Vanessa, Rosemberg disse preferir que ela não entre na disputa.

“Eu não discuto a política local de São Francisco do Conde. Toda sucessão é coordenada pelo prefeito Evandro, que é do PP. Então, qualquer discussão deve ser a partir dele, eu nem converso com ela sobre essas questões. Se depender de mim, ela não é candidata a nada em São Francisco do Conde”.

Oposição

Ralison Valentim, irmã da ex-prefeita Rilza Valentim, é o principal nome da oposição ao grupo de Evandro Almeida. Ela cravou sua pré-candidatura no mês de agosto, depois de ter recebido as bênçãos do prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, e do deputado federal Paulo Azi, presidente da sigla na Bahia.

Não está descartada ainda a pré-candidatura do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), que tem boa margem de voto nas cidades da RMS. Todavia, a tendência é que ele encabece ou componha alguma chama majoritária em Salvador.

Veja também

Tarcísio vê disfunção no sistema político e diz que Brasil caminha para o parlamentarismo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que há uma disfunção no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas