quarta-feira 4 de agosto de 2021
Foto: Betto Jr/Secom
Home / DESTAQUE / Bruno Reis autoriza retorno do funcionamento de cinemas e teatros
segunda-feira 8 de fevereiro de 2021 às 10:22h

Bruno Reis autoriza retorno do funcionamento de cinemas e teatros

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Prefeitura autorizou o retorno do funcionamento de cinemas, teatros e casas de espetáculo em Salvador, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária de combate à Covid-19. Além disso, o horário de funcionamento dos shoppings centers foi ampliado para 10h às 22h, de segunda a sábado.

O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis (DEM) nesta segunda-feira (8), no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, durante o início da vacinação contra o novo coronavírus para idosos acima de 85 anos. De acordo com o gestor, os cinemas, teatros e casas de espetáculo já podem funcionar a partir desta terça-feira (9).

“Neste mês de janeiro, foi feito o acompanhamento da média móvel de casos novos, de mortes e do fator RT (transmissão) e, apesar de ainda estarmos em nível de alerta, os números vêm caindo. Por isso, está sendo autorizado o funcionamento desses espaços com 50% da capacidade”, explicou o prefeito.

Ele ainda ressaltou que, no caso dos teatros, o pedido de reabertura foi fruto de reivindicação dos próprios artistas. “Principalmente aqueles que foram contemplados pela Lei Aldir Blanc, que precisam de espaço para fazer a produção do material artístico e, assim, comprovar a aplicação do recurso”, completou Bruno Reis.

Prorrogação

Na ocasião, o chefe do Executivo municipal também informou a prorrogação, até o próximo dia 23, do decreto 33.456/2021 de combate à Covid-19 e proteção à vida. As medidas estendidas englobam a suspensão das atividades presenciais da rede municipal de educação e da rede privada de ensino; a redução de 30% do número de funcionários dos call centers; e proibição de ações de emissão sonora em logradouros públicos e estabelecimentos particulares, exceto quando autorizado em protocolo específico.

Além disso, também foi estendido o fechamento do Mercado Municipal da Liberdade e o estabelecimento de horário especial, das 7h às 9h, de atendimento exclusivo para idosos, pessoas com diagnóstico de câncer e em uso de imunossupressores, em mercados e supermercados.

Rio Vermelho e Itapuã

Também foram prorrogadas, até o próximo dia 23, as medidas especiais adotadas nos bairros de Itapuã e Rio Vermelho, estabelecidas no decreto n° 33.456/2021. A legislação determina que restaurantes e bares estão autorizados a funcionar às sextas, sábados e domingos no horário previsto no protocolo do segmento. Está proibida a comercialização e consumo de bebidas em espaços públicos, às sextas, sábados e domingos, das 17h às 7h do dia seguinte.

Além disso, restaurantes e bares estão proibidos de comercializar e entregar alimentos e bebidas para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas, quanto externas. Há, ainda, obrigatoriedade da delimitação, com barreiras físicas, das áreas externas dos restaurantes e bares. “Tem dado certo essa estratégia para evitar aglomerações nesses bairros”, disse Bruno Reis.

Veja também

Secretário de Doria prestigia posse de Ciro Nogueira

Secretário de Transportes do estado de São Paulo, Alexandre Baldy prestigia, na tarde desta quarta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!