quinta-feira 4 de março de 2021
Foto: Reprodução/Youtube
Home / NOTÍCIAS / Bruno Reis diz que 20% da população de Salvador contraiu a covid-19
segunda-feira 25 de janeiro de 2021 às 10:19h

Bruno Reis diz que 20% da população de Salvador contraiu a covid-19

NOTÍCIAS


Em coletiva realizada para imprensa na manhã desta segunda-feira (25) o prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou que após estudos preliminares, cerca de 20% da população soteropolitana já contraiu o novo coronavírus. Esse é o resultado do Inquérito Epidemiológico da Covid-19 realizado na capital baiana.

Resultado do inquérito epidemiológico de Salvador — Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador

“Se considerarmos que a imunidade de rebanho é entre 70% a 80%, vimos que nós temos um longo caminho para percorrer”, declarou o atual gestor da capital baiana.

O prefeito também adiantou que vai divulgar, ainda nesta semana, os protocolos para a festa de Iemanjá, celebrada no dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho. Essa festa deve ser realizada nos mesmos moldes da Lavagem do Bonfim, sem presença de público.

Inquérito epidemiológico

Resultado do inquérito epidemiológico de Salvador — Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador
Resultado do inquérito epidemiológico de Salvador — Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador

O inquérito epidemiológico começou a ser feito ainda em 2020, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O inquérito fornece um panorama para que a prefeitura saiba quão próxima a capital está imunidade coletiva, também chamada de imunidade de rebanho.

“A gente pode dizer, com clareza, que 20% da população de Salvador já contraiu coronavírus. Se a gente considerar a imunidade de rebanho com 70, 80%, nós temos ainda um número grande de pessoas, um longo caminho a percorrer”, explicou o prefeito Bruno Reis.

Os resultados apontaram que, dos 12 distritos sanitários da capital, Itapagipe e Liberdade têm os maiores índices de contaminação. Por outro lado, o distrito do Subúrbio teve o menor percentual, o que eleva as preocupações com a área, por causa da distancia da imunidade coletiva, que é a partir de 60%.

“Nove por cento da população do subúrbio contraiu coronavírus e 91% ainda não. Então esse é um número preocupante, tendo em vista que o subúrbio é uma das regiões que tem concentração populacional maior, é onde temos o número maior de habitantes por casa, é onde há uma proximidade maior entre as pessoas. Portanto, onde é mais difícil fazer o isolamento social”.

Medidas prorrogadas

Com o mapa amplo do inquérito epidemiológico, a prefeitura decidiu por prorrogar todos os decretos de medidas preventivas da Covid-19 nos bairros. Essas medidas seguem até o dia 9 de fevereiro.

  • Suspensão de funcionamento de cinemas, teatros e demais casas de espetáculos;
  • Suspensão de funcionamentos restaurantes, bares e lanchonetes em clubes sociais, recreativos e esportivos. Apenas restaurantes com entradas independentes poderão funcionar;
  • Suspensão da realização de eventos sociais, como festas, aniversários, apresentações artísticas, casamentos e etc em clubes.

Medidas exclusivas para Rio Vermelho e Itapuã

  • Restaurantes e bares estão autorizados a funcionar às sextas, sábados e domingos até as 23h;
  • Proibição da comercializa de consumo de bebidas em espaços públicos, de sexta a domingo, das 17h às 7h;
  • Bares e restaurantes seguem proibidos de vender comida e bebida para pessoas que estejam em pé, tanto nas áreas internas, quanto nas áreas externas dos estabelecimentos;
  • Segue obrigatória a delimitação física de bares e restaurantes.

Veja também

Cervejaria começa a se instalar no polo industrial de Catu investindo R$ 250 milhões gerando 1.500 empregos

Assinado termo de compromisso para implantação da fábrica que gerará 1.500 postos de trabalho O …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!