sábado 26 de setembro de 2020
Home / NOTÍCIAS / Câmara de Salvador homenageia os 144 anos de nascimento de Cosme de Farias
sábado 6 de abril de 2019 às 05:33h

Câmara de Salvador homenageia os 144 anos de nascimento de Cosme de Farias

NOTÍCIAS


A Biblioteca Manuel Querino, localizada no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, convida servidores, vereadores e o público em geral para exposição que celebra o aniversário do Major Cosme de Farias, que completaria 144 anos no dia 2 de abril.

A homenagem se dará durante todo o mês de abril e conta com uma rica exposição de livros, fotografias e curiosidades sobre o primeiro vereador negro de Salvador.

Guilherme Santiago, assistente legislativo da Câmara, comentou a importância de se valorizar a trajetória do político. “Cosme de Farias tem grande importância para a história desta Casa Legislativa, sendo considerado até hoje o Patrono da Câmara Municipal de Salvador. Até o fim do mês iremos homenagear e expor todo o seu legado”, finalizou.

História 

Cosme de Farias, que também foi deputado estadual, é considerado um dos principais nomes da política soteropolitana, cidadão de causas humanitárias e pioneiro na luta contra o analfabetismo na Bahia, sendo criador da Liga Baiana Contra o Analfabetismo. Nascido em São Tomé de Paripe, foi um defensor dos pobres, e apesar de ter concluído apenas o ensino primário, notabilizou-se por sua habilidade em interpretar as leis, razão pela qual passou a atuar como advogado provisionado, defendendo pessoas que não tinham condições de custear honorários advocatícios.

Conhecer a vida e obra do Major Cosme de Farias, segundo a Biblioteca da Câmara, é um desafio fundamental para soteropolitanos e todas as pessoas interessadas em qualquer cargo público na cidade, “pela luta abnegada em prol da humanidade e pela preservação dos valores culturais da terra”.

Veja também

Abrasel ganha ação que beneficiará restaurantes

Proposta em 2008 para os associados ABRASEL na Bahia, empresários serão restituídos por impostos indevidos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!