sábado 23 de janeiro de 2021
Foto: Reginaldo Ipê
Home / NOTÍCIAS / Câmara de Salvador recebe ‘Exposição Memória Negra da Bahia’
sexta-feira 29 de novembro de 2019 às 05:12h

Câmara de Salvador recebe ‘Exposição Memória Negra da Bahia’

NOTÍCIAS


No mês que marca a passagem do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Câmara Municipal de Salvador apresenta a Exposição Memória Negra da Bahia – 131 anos Pós-Abolição. Com 28 quadros de personalidades negras baianas, a mostra foi aberta na manhã desta quinta-feira (28), numa iniciativa do vereador e vice-presidente da Comissão de Cultura, Luiz Carlos Suíca (PT). As obras podem ser vistas até sexta (29) no foyer do Centro de Cultura da Casa.

“Primeiro, gostaria de agradecer a disposição de Antônio Olavo e de outros artistas que nos ajudaram a construir essa exposição. E, como o próprio Olavo fala, isso aqui é uma pequena contribuição para que as pessoas possam fazer um mergulho na história dos nossos antepassados negros”, disse Suíca.

O vereador aproveitou a abertura da exposição para cobrar um maior número de negros e negras como representantes do povo na Câmara Municipal de Salvador e na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Temos certeza que esta iniciativa vem somar a muitas outras no sentido de reavaliar fatos e personagens da nossa história, trazendo uma nova abordagem sobre velhos temas, fortalecendo, afirmando e consolidando a autoestima e identidade étnica do povo negro”, disse.

O organizador da exposição, Antônio Olavo, falou sobre a história de luta dos negros. “Essa mostra reúne biografias de homens e mulheres negras que, no passado recente ou mais longínquo, lutaram contra a escravidão, contra opressão e afirmando a identidade negra. Então, é preciso que a população negra conheça esse passado. Temos figuras importantíssima aqui nessa mostra, como Juliano Moreira, André Rebouças, Manuel Querino. Baianos que lutaram pela raça negra”, salientou.

Homenageados

Estão entre os homenageados personalidades como Luiz Gama, Teodoro Sampaio, Manuel Querino, André Rebouças, Maria Paz, Lucas Dantas, Olga de Alaketu, Menina do Gantois, Mirinha de Portão, Miguel Santana, Stella de Oxossi, Luís Anselmo, Yêdamaria, Cosme de Farias, Luiza Mahin, Maria Bibiana, Zeferina, João de Deus, Eugênia Ana dos Santos, Luiz Gonzaga, Maria Brandão, Manuel Faustino, Martinho do Bonfim, Hilda Jitolu, Mestre Pastinha, Eugênia Lúcia, Juliano Moreira e Luiza Barros.

A abertura da exposição contou com a participação de alunos do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, acompanhados do professor de Sociologia Iuri Messias.

Veja também

Prefeito de Jequié deixa os professores e funcionários elegerem os diretores e diretoras das escolas municipais

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, realizou na última quinta-feira (21) a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!