sexta-feira 23 de abril de 2021
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / Câmara dos Deputados conclui votação que flexibiliza compra de vacinas pelo setor privado
quarta-feira 7 de abril de 2021 às 17:50h

Câmara dos Deputados conclui votação que flexibiliza compra de vacinas pelo setor privado

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O plenário da Câmara concluiu agora há pouco a votação do projeto de lei que permite à iniciativa privada comprar vacinas para a imunização gratuita de seus empregados. Agora, a proposta segue para análise do Senado.

De acordo com o texto, o setor privado pode iniciar a imunização de seus trabalhadores, desde que seja doada a mesma quantidade de doses ao Sistema Único de Saúde. Por exemplo: se uma empresa comprar mil doses para imunizar seus funcionários, outras mil doses deverão ser doadas ao SUS.

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Celina Leão (PP-DF), ao projeto de lei 948/2021, do deputado Hildo Rocha (MDB-MA). O texto-base passou pelo plenário na noite de ontem com 317 votos a favor e 120 contra. Foram apresentados quatro destaques ao texto. Todos foram rejeitados nesta quarta-feira.

Em março, o Congresso já havia aprovado um projeto autorizando a iniciativa privada a adquirir vacinas. Contudo, esta permissão estava condicionada ao término da imunização dos grupos prioritários determinados pelo governo federal.

Outra mudança no atual texto é que as empresas poderão comprar vacinas diretamente no mercado internacional, mesmo aquelas que não têm autorização ou uso emergencial aprovado pela Anvisa. Entretanto, os imunizantes precisarão ter certificação junto a alguma autoridade internacional reconhecida pela Organização Mundial de Saúde.

Veja também

Parlamentares cobram em carta compromisso de Bolsonaro com agenda ambiental anunciada na Cúpula do Clima

Cerca de 20 parlamentares que integram a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) aproveitaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!