terça-feira 20 de abril de 2021
Fotos: Rafael dos Anjos / PMC
Home / NOTÍCIAS / Candeias: Em reunião, prefeito garante apoio aos trabalhadores do setor cultural
segunda-feira 1 de março de 2021 às 17:09h

Candeias: Em reunião, prefeito garante apoio aos trabalhadores do setor cultural

NOTÍCIAS, RMS


Na manhã da última sexta-feira (26), mobilizadores culturais dentre os quais, músicos, artistas da dança, teatro, grafite, artes plásticas e os representantes do Conselho de Cultura, grupos de capoeira, das religiões de matriz africana e povos tradicionais, participaram de uma reunião no Paço Municipal, com o prefeito, Dr. Pitágoras, a vice-prefeita, Marivalda da Silva, e a secretaria de Cultura Lucrécia Brito, para tratar sobre incentivos municipais para os artistas. Na oportunidade, os presentes discutiram sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante a pandemia.

O gestor garantiu o repasse de recursos municipais aos trabalhadores do setor nesse período de pandemia, para apoio aos projetos que serão habilitados em editais. Ficou definido que os editais serão publicados no início do mês de março e os valores vão de R$ 4 a 10 mil reais.

“O prefeito tem todo interesse de ajudar esses profissionais que estão sendo afetados nesse período pandêmico, por isso vamos buscar adequar nosso edital a realidade local”, explicou Lucrécia.

O prefeito, por sua vez, garantiu auxílio aos artistas e destacou que não irá medir esforços para ajudar a classe, oportunizando, inclusive, oficinas de capacitação para que todos possam ter acesso aos recursos disponíveis e realizar corretamente a prestação de contas. “Para mim, é de grande valia este encontro para que tenhamos entendimento das necessidades e apoiar da melhor forma nossos artistas também nesse momento”.

Pitágoras lembrou dos inúmeros feitos realizados desde o início da gestão em 2017, que servem como contribuição para a cultura no município. Entre eles, a Biblioteca Pública Prof.ª Dalila Baptista, o Casarão Horácio Pinto, apelidado de Casa da Música, e a reforma da orla de Caboto. Ele citou ainda o credenciamento realizado para artistas candeenses. E se colocou à disposição do Conselho e demais representantes para participar das próximas agendas do setor.

Os músicos Di Tocar e Uires Vieira falou sobre a importância da reunião e agradeceram ao prefeito e a secretária, solicitando celeridade, para que a categoria seja rapidamente atendida neste momento difícil.

A vice-prefeita, Marivalda da Silva, frisou que, apesar dos avanços, ainda existe várias demandas, e o Prefeito continuará apoiando a cultura, principalmente neste momento que o setor foi duramente atingindo.

Também estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho de Cultura Diego Alex, o vice-presidente, Carlos Alberto, além dos músicos Di Tocar e Uires Vieira, a arte educadora Sauara Costa, o artista plástico Tom, o artista do grafite Mateus Henrique Bispo, o contramestre de Capoeira Ninha e a professora Sônia representando as religiões de matriz africana e povos tradicionais.

Veja também

Câmara aprova urgência para projeto de privatização dos Correios

Os deputados aprovaram nesta terça-feira (20), por 280 votos a favor e 165 contrários, uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!