sexta-feira 19 de abril de 2024
Fotos: Secom/PMS
Home / CARNAVAL / Carnaval de Salvador terá testes rápidos para infarto, HIV/Aids e sífilis
quinta-feira 20 de fevereiro de 2020 às 08:51h

Carnaval de Salvador terá testes rápidos para infarto, HIV/Aids e sífilis

CARNAVAL, NOTÍCIAS


Dez dos 11 módulos de saúde instalados pela Prefeitura nos circuitos do Carnaval de Salvador terão à disposição, um serviço inédito de realização de testes rápidos para detecção do infarto e das arboviroses – dengue, zika e chikungunya. Além disso, estarão disponíveis um estoque de 11 milhões de preservativos que serão disponibilizados em pontos estratégicos da folia, além dos testes rápidos para identificação de HIV/Aids e sífilis.

As novidades foram apresentadas durante o lançamento do programa Fique Sabendo (para testagem rápida de DSTs), nesta última quarta-feira (19) no posto da iniciativa montado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na Rua Dias D’Ávila, na Barra.

Antes da coletiva aos jornalistas, a comitiva municipal formada pelo prefeito ACM Neto, o vice Bruno Reis e o secretário da Saúde, Leo Prates, vistoriou o módulo de saúde Farol da Barra, instalado na Rua Professor Lemos de Brito. Do tipo IV, a unidade possui 20 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, inclusive aqueles que necessitarem de cirurgia bucomaxilofacial, além da retaguarda do Samu 192 e das emergências e hospitais.

Dos 11 módulos de saúde, um está localizado no Circuito Batatinha (Pelourinho), com cinco leitos, na Praça do Terreiro de Jesus, em frente à Faculdade de Medicina da Ufba – este é o único que não terá teste rápido para infarto. No Circuito Osmar (Centro), são quatro módulos: os da Montanha, do Politeama e do TCA, com dez leitos cada; e da Piedade, com 20 leitos.

No Circuito Dodô (Barra/Ondina), além do módulo de saúde Farol da Barra, os foliões também vão poder buscar atendimento nas unidades Shopping Barra e Morro do Gato, com dez leitos cada; Sabino Silva, com 15 leitos; e Ademar de Barros, com 20 leitos. No total, são 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis.

Para garantir assistência da população presente no Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contará com cerca de 1,5 mil profissionais durante o período. Será montada uma estrutura de dez módulos assistenciais funcionando 24 horas nos circuitos oficiais da festa.

Veja também

Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia da Rússia cresça mais rápido que a de todos os países desenvolvidos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas