terça-feira 29 de setembro de 2020
Home / NOTÍCIAS / Codesal recebe representante da Defesa Civil de SP
terça-feira 23 de abril de 2019 às 08:31h

Codesal recebe representante da Defesa Civil de SP

NOTÍCIAS


A Defesa Civil de Salvador recebeu, nesta última segunda-feira (22), a visita de Fernanda Rafaela Lourenço de Moraes, capitão dos Bombeiros em atuação na Defesa Civil do Estado de São Paulo. Representando o coordenador da Defesa Civil de SP, Walter Nyakas Júnior, ela veio conhecer as tecnologias adotadas na Codesal, voltadas para prevenção de desastres em áreas de risco de Salvador e, em especial, o sistema de Alerta e Alarme.

Na oportunidade o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, apresentou uma síntese das principais atividades do órgão, reestruturado em 2016 por decisão do prefeito ACM Neto, quando foi criado um novo modelo de gestão com a implantação do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Salvador (Cemadec) e fortalecidas as ações preventivas e educativas nas comunidades.

Funcionando 24h todos os dias do ano, o Cemadec efetua o monitoramento meteorológico e acompanha o Sistema de Alerta e Alarme Sonoro para, se necessário, atuar preventivamente no município, para minimização dos riscos de acidentes em casos de chuvas fortes.

“Problemas podem ocorrer, mas a Defesa Civil de Salvador está preparada para antecipar e prevenir riscos e capacitada para intervir com as repostas necessárias”, disse o diretor Sosthenes Macêdo.

A representante da Defesa Civil de SP mostrou interessada nos protocolos de gestão de risco adotados como o objetivo de dar suporte a esses trabalhos, e que incluem o mapeamento e monitoramento daquelas áreas, com a elaboração de mapas de ocupação, evacuação e diagnóstico, que irão subsidiar a tomada de decisões em casos de eventos extremos de chuvas.

Fernanda de Moraes afirmou que “os avanços adotados colocam a Codesal como referência”, citando que além de Salvador apenas a Defesa Civil do Rio de Janeiro adota o sistema de Alerta e Alarme. “Nosso objetivo é que o modelo seja levado aos municípios paulistas”, acrescentou.

Participaram do encontro, a assessora chefe, Denise Fraga, o coordenador de Contingência, Francisco Costa Júnior, a subcoordenadora de Áreas de Riscos, Rita Jane Moraes, e Alba Mendonça, da Ouvidoria da Codesal.

Veja também

Eleitor poderá justificar ausência nas Eleições Municipais de 2020 por meio do e-Título

Uma nova versão do aplicativo e-Título, que será disponibilizada nesta quarta-feira (30), permitirá aos usuários …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!