quinta-feira 1 de outubro de 2020
Home / POLÍTICA / Colegiado vai discutir rio Utinga e as condições de barragens na Bahia
quinta-feira 4 de abril de 2019 às 06:13h

Colegiado vai discutir rio Utinga e as condições de barragens na Bahia

POLÍTICA


A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembléia Legislativa (AL-BA) vai escutar, na próxima semana, o coordenador nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Moisés Borges, que falará sobre o impacto das barragens na vida das populações que estão em seu entorno.

A palestra acontecerá no dia 10 e, no dia seguinte, o colegiado seguirá o seu cronograma de visita, visitando in loco as barragens de Araci e Mirante, nas cidades de Araci e Cipó, que estão entre as dez estruturas no território baiano classificadas como “em risco” pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A comissão já visitou três barragens, as BS1 e BS2, em Camaçari, e Afligidos, em São Gonçalo dos Campos. Segundo o presidente da comissão, José de Arimateia, a última barragem visitada, que é de responsabilidade da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), tem falhas em sua manutenção, mas não apresenta possibilidade de rompimento, por não existir problemas no aspecto estrutural.

Para esse mês, estão previstas, ainda, visitas às barragens de Pinhões, em Juazeiro, no dia 15, e a Apertado, em Mucugê, no dia 25

A revitalização do Rio Utinga e o movimento Grito da Água serão os temas de discussão nas próximas audiências públicas, cujas datas foram determinadas na reunião. A primeira, proposta por Jacó (PT), ficou marcada para o dia 2 de maio, e a segunda, colocada em pauta por Marcelino Galo, acontecerá no dia 15 do mesmo mês, com a presença do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae).

Veja também

Jair Bolsonaro indica 10 novos vice-líderes do governo

Presidente solicitou a dispensa de oito parlamentares da função, entre eles, a deputada Carla Zambelli …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!