domingo 11 de abril de 2021
Foto: Ascom/SEEB
Home / NOTÍCIAS / Começa na Bahia matrícula para novos alunos na rede estadual de ensino
terça-feira 23 de março de 2021 às 16:25h

Começa na Bahia matrícula para novos alunos na rede estadual de ensino

NOTÍCIAS


A matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo 2020/21 segue até 14 de abril. A partir desta terça-feira (23), até o dia 25 de março, o processo será voltado para alunos novos egressos de escolas municipais. Já os da rede privada, a partir desta quarta-feira (24).

A matrícula pode ser feita pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br/, ou pelo aplicativo SAC DIGITAL (disponível gratuitamente nos sistemas ANDROID e IOS). Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser feita diretamente da escola, com horários agendados por telefone, adotando todos os protocolos sanitários durante o atendimento.

A matrícula está ocorrendo por blocos de municípios que fazem parte dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e os estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação (estudantes.educacao.ba.gov.br/matricula2021). O primeiro bloco, iniciado nesta terça (23) e que segue até o dia 25 de março, contempla os seguintes NTEs: Irecê (NTE 01), Bom Jesus da Lapa (NTE 02), Seabra (NTE 03), Serrinha (NTE 04), Itabuna (NTE 05), Valença (NTE 06) e Itapetinga (NTE 08). Dentre as cidades, destacam-se: Almadina, Macaúbas, Itabuna, Mucugê, Tucano, Taperoá, Jussarí, Rio de Contas, Itaetê, Piatã, Xique-xique, Gandu e Iguaí, entre outras.

A matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino, no ano letivo de 2020, cujas escolas não oferecem a série subsequente, será de 23 a 25 de março. Já para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental, a matrícula nova será no dia 25 e, para o Ensino Médio, nos dias 24 e 25.

No município de Serrinha, Gildasio de Jesus já garantiu a matrícula do seu filho Lucas Odlon de Jesus, 18, que estudava no Colégio Municipal Leobino Cardoso Ribeiro e agora vai cursar a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual Rubem Nogueira. “Acabei de matricular o meu filho, porque acho muito importante este retorno das aulas. O papel da família também é essencial, por isso sempre acompanho as tarefas da escola junto com ele”, disse.

O estudante da zona rural Jardiel Sena, 15, do povoado de Alecrim, em Cafarnaum, foi com sua mãe Ivanilde de Sena Souza para se matricular no 1º ano no Colégio Estadual Imaculada Conceição, localizado no centro da cidade. “Eu estudava na Escola Municipal Coriolano Neves Guimarães e acabei de ser matriculado neste colégio estadual. Como não tenho internet em casa, já recebi meus materiais de estudos impressos e sei que vai dar tudo certo com o ensino remoto”, afirmou, animado.

Em Irecê, Rosângela Soares foi com a sua filha Letícia Soares, 15, que estudava na Escola Municipal Joel Americano Lopes, para realizar a matrícula no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) de Irecê, onde irá cursar o 1º ano do curso técnico em Administração. “Gostei muito do atendimento na matrícula, pois foi rápido, tranquilo, sem tumulto e bem organizado. Acredito muito nas aulas remotas, pois é a melhor opção para os estudantes neste momento”, comentou.

Matrícula on-line

Para se cadastrar no SAC Digital, é simples. Basta acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet e clicar na opção “Cadastre-se”. Caso prefira, o estudante pode fazer seu cadastro no aplicativo SAC Digital. O app está disponível para celulares Android e iOS. Se o aluno novo for menor de 16 anos, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou do responsável.

Na internet ou no app, será necessário preencher e fornecer dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefones para contato, entre outros, clicando em “Avançar”. Nas páginas seguintes, serão preenchidas informações sobre endereço do estudante e senha para acesso à plataforma. Todos os dados fornecidos serão confirmados na quarta e última página.

Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no SAC Digital, para ativação da conta. Com isso, o estudante poderá acessar a plataforma em “Entrar”, fornecendo senha e login, e buscar o serviço “Solicitar matrícula para aluno novo”.

Para a comprovação da matrícula, os alunos novos precisarão apresentar, em data a ser agendada com a escola, os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da carteira de vacinação; cópia da Cédula de Identidade da mãe do aluno; e cópia do CPF da mãe do aluno.

Saiba mais: www.educacao.ba.gov.br

Veja também

Bolsonaro diz que decisão do STF sobre cultos é ‘absurdo dos absurdos’

O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) neste sábado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!