quarta-feira 24 de abril de 2024
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Home / DESTAQUE / Comércio varejista tem alta de 1,4% nas vendas em maio; na Bahia cresceu 29,4%
quinta-feira 8 de julho de 2021 às 11:01h

Comércio varejista tem alta de 1,4% nas vendas em maio; na Bahia cresceu 29,4%

DESTAQUE, NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


“Todo este cenário fez o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subir”, afirma o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento

As vendas no comércio varejista tiveram aumento de 1,4% em maio, na comparação com o mês anterior. Essa é a segunda alta mensal consecutiva. Em abril, as vendas no varejo haviam crescido 4,9%. No ano, o setor acumula ganho de 6,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação entre maio deste ano e maio de 2020, as vendas no varejo aumentaram 16,0%.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou o bom resultado do comércio por ser um setor que teve forte queda em razão da Covid-19. “O Brasil já está de pé, já está decolando outra vez numa boa velocidade contra todas as expectativas. Isso está acontecendo em todos os nossos indicadores.”

Das oito atividades pesquisadas, sete tiveram aumento de vendas em maio. A maior variação foi em tecidos, vestuário e calçados (16,8%). Em seguida, combustíveis e lubrificantes (6,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%), livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,3%), hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,0%) e móveis e eletrodomésticos (0,6%). A queda no volume de vendas em maio ocorreu no setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,4%).

O aumento nas vendas foi notado pela empresária de Xapuri (AC), Adelaide Ribeiro, que estava com o movimento baixo na loja do ramo de variedades, vestuário e calçados desde a chegada do novo coronavírus.

“Com essa crise, tivemos uma queda muito grande nas vendas com a falta de emprego, a dificuldade das pessoas de saírem porque não estavam vacinadas. Com as vacinas chegando, percebi que houve nesses últimos três meses um aumento nas vendas de vestuário infantil e nos calçados masculinos. Espero que, no futuro bem próximo, a gente volte a retomar a vida normal e que as vendas também continuem crescendo”, contou a comerciante.

Crescimento por regiões

Na passagem de abril para maio, o comércio varejista cresceu em 26 das 27 Unidades da Federação. Entre os destaques estão Amapá (23,3%), Ceará (9,4%) e Minas Gerais (9,2%). O estado de Goiás (-0,3%) foi a único a ter retração no volume de vendas do varejo.

Varejo ampliado

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, as vendas cresceram 3,8% na passagem de abril para maio. O aumento foi de 1% e 5%, respectivamente. Também é o segundo mês consecutivo de alta.

Vendas do varejo baiano cresceram 29,4% em maio

As vendas no comércio varejista baiano registraram em maio de 2021 crescimento de 29,4%, em relação a igual mês do ano passado. No cenário nacional, a expansão nos negócios foi de 16%, na mesma base de comparação. Frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, as vendas no Estado da Bahia cresceram 2,9%, expansão superior a registrada para o Brasil (1,4%). No acumulado do ano, a taxa foi positiva em 9,5%. Os dados, divulgados nessa quarta-feira (07), são apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

De acordo com o SEI, o crescimento das vendas do varejo baiano em maio pode ser atribuído ao receio menor dos consumidores à medida que conhecem o impacto da pandemia na economia. Além disso, o mês de maio é considerado pelos analistas de mercado a segunda melhor data para as vendas no setor, devido à comemoração do Dias das Mães. Apesar do período ainda atípico, a retomada do auxílio emergencial, o avanço do processo de imunização no país e o dinamismo do mercado de trabalho impulsionaram as vendas nesse mês.

“Todo este cenário fez o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subir. Em maio, o crescimento foi de 3,7 pontos, passando para 76,2. Vale ressaltar ainda que as vendas do varejo baiano vêm apresentando crescimento desde abril e a Bahia segue líder na geração de emprego formal no Nordeste. Em maio foram gerados 10 mil postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com Novo Caged”, afirma o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

Por atividade, em maio de 2021, os dados do comércio varejista do estado baiano, quando comparados aos de maio de 2020, revelam que sete dos oito segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo.

O crescimento nas vendas foi verificado nos segmentos de Tecidos, vestuário e calçados (410,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (97,2%), Móveis e eletrodomésticos (79,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (72,3%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (66,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (27,6%), Combustíveis e lubrificantes (19,8%). Apenas Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou variação negativa (-9,4%).

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo restrito e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção apresentou expansão de 44,0% nas vendas, em relação à igual mês do ano anterior. Esse comportamento nos últimos três meses reverteu a sua trajetória de queda, registrando no acumulado dos últimos 12 meses, variação foi positiva de 3,4%.

Veja também

União Brasil está sem pressa para expulsar Luciano Bivar

Caciques do União Brasil dizem que o partido não tem pressa para concluir o processo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas