quarta-feira 16 de junho de 2021
Home / NOTÍCIAS / Comissão de Finanças da AL-BA aprova contas do governo da Bahia e do TCE
quarta-feira 9 de junho de 2021 às 10:48h

Comissão de Finanças da AL-BA aprova contas do governo da Bahia e do TCE

NOTÍCIAS


Em reunião ordinária realizada na manhã da última terça-feira (8), a Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa (AL-BA) aprovou duas prestações de contas do Governo da Bahia e outras duas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). O encontro virtual ocorreu por meio da plataforma Zoom e foi comandado pelo presidente do colegiado, deputado estadual Robinho (PP).

A primeira pauta da reunião foi a discussão do Ofício n° 1.933/2018, que tratava da prestação de contas e relatório de atividades do TCE baiano, referente ao exercício de 2017. O parecer foi apresentado pelo relator deputado Diego Coronel (PSD), que opinou pela aprovação do documento. O texto foi aprovado por unanimidade no colegiado. Em seguida, os parlamentares se debruçaram sobre a segunda prestação de contas do órgão de controle referente ao ano de 2019. O relatório do deputado Luciano Simões Filho (DEM), que deu parecer pela aprovação, também foi aprovado por unanimidade na comissão.

Passando para a apreciação das contas do Executivo baiano, o colegiado debateu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 2.509/2019, referente ao exercício financeiro de 2017. O relator foi o deputado Vitor Bonfim (PL), que opinou pela aprovação do texto. Em seguida, o deputado Tiago Correia (PSDB) anunciou voto contrário ao relatório, e foi acompanhado pelo colega oposicionista Luciano Simões Filho, formando minoria na votação. Ao argumentar seu posicionamento, o legislador tucano citou pontos a exemplo da extrapolação do teto de gastos com pessoal, o que teria ocorrido também em três exercícios anteriores. De acordo com Correia, o parecer do Ministério Público de Contas (MPC) apontou que houve pagamentos de despesas sem o prévio empenho, bem como o não pagamento de emendas impositivas dos deputados em sua totalidade.

A comissão aprovou, por último, o PDL n° 2.510/2019. O texto tratava das contas do Executivo do ano de 2018. O relator, deputado Diego Coronel (PSD), leu seu parecer favorável à aprovação e foi seguido pela maioria do colegiado. Novamente, votaram contra a aprovação os deputados Tiago Correia e Luciano Simões Filho.

Ao fim da reunião, o deputado Robinho (PP) informou que a comissão terá audiência pública no dia 15 de junho para apresentação do balanço financeiro do Executivo relacionado ao primeiro quadrimestre de 2021.

Veja também

Prefeitura de Itabuna decreta medidas mais duras no período que antecede os festejos juninos

A Prefeitura de Itabuna publicou na quarta-feira (16) um novo Decreto Municipal de nº 14.473 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!