sexta-feira 30 de julho de 2021
Foto: Reprodução/Freepik
Home / NEGÓCIOS / Como avaliar se fiz uma boa compra imobiliária
terça-feira 13 de julho de 2021 às 14:35h

Como avaliar se fiz uma boa compra imobiliária

NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


Mais do que uma conquista do espaço de uma pessoa, comprar um imóvel é a realização de um sonho de muitos, então analisar se fez uma boa compra também é importante.

A família cresceu e foi preciso adquirir uma nova residência que possa ser maior, com um espaço ideal para poder acomodar todos os membros, ou apenas deseja comprar um imóvel para sair do aluguel. O sonho de comprar um imóvel tem se tornado mais fácil, graças ao crédito farto, com prazo de até 35 anos, com parcelas reduzidas e com os juros administráveis. E desta forma, faz com que seja possível se encaixar no orçamento de um número maior de compradores.

Com o passar do tempo, os bens imobiliários tendem a valorizar mais, sendo assim ao fazer uma compra imobiliária precisa-se de muita calma e análise, principalmente por conta dos altos valores envolvidos. Por isso, deve-se encontrar uma alternativa que possa combinar com as características estabelecidas, além de possuir um preço mais atrativo, o que também não será uma tarefa tão fácil assim. Sendo assim, para que se possa evitar futuras dores de cabeça, antes mesmo de dar início a parte burocrática é sempre recomendável analisar alguns pontos importantes.

Esses fatos podem contribuir para evitar alguns problemas, que possam aparecer durante a negociação, e até mesmo depois do negócio estar fechado. Pois, alguns fatos que foram negociados podem não estar sendo cumpridos e o comprador infelizmente terá alguns problemas e talvez alguns prejuízos financeiramente. Desta forma, conhecer as condições físicas do imóvel, a região, a forma de negociação e entre outros, e depois de algum tempo não tiver problemas pode apostar que a compra foi um sucesso.

Quando o cliente tem interesse em procurar por apartamento à venda em Salvador, acredita-se que ele irá buscar todas as informações necessárias para ter a certeza de fazer a compra certa do imóvel. Sendo assim, é importante analisar se o imóvel vale a pena comprar e claro, depois da compra ficar atento se todas as promessas durante a negociação foram feitas. E também se o morador da casa não teve nenhuma surpresa em relação ao imóvel. Portanto, observar alguns pontos podem fazer com que o morador entenda se a compra imobiliária foi boa.

Confira abaixo algumas dicas:

  • Conferir a localização

Durante a negociação, o comprador por certo buscou informações sobre a localização do imóvel desejado, tanto com a imobiliária, como com o corretor. Ou também saiu pela vizinhança para averiguar o local e conhecer os vizinhos. Portanto, tudo o que foi ouvido e analisado, assim que se mudar no bairro é que realmente vai ter a certeza de que todas as informações são verdadeiras. Além disso, será nessa hora que irá observar se a localização conseguiu atender todas as necessidades estabelecidas e se também ficou próximo dos lugares desejados e mais visitados, como os hospitais, escolas, praças, comércios e o ambiente de trabalho. E também, se foram atendidas todas as promessas feitas pela localização.

  • Documentação do imóvel

Provavelmente a documentação já foi verificada durante a negociação, para poder conferir se existe alguma irregularidade ou se o comprador poderá ser prejudicado financeiramente por ter que arrumar alguma documentação. Portanto, ao analisar e finalizar a compra é importante conferir se toda a documentação realmente está em dia, pois infelizmente existem pessoas desonestas que durante negociação podem deixar passar alguns detalhes que só irão ser percebidos depois que a compra já foi finalizada. Desta forma, é importante se ter uma atenção a mais com a documentação.

  • Condição física do imóvel

Certamente ao gostar de um imóvel, as condições físicas em que ele estava foram avaliadas. Portanto, ao comprar o apartamento acredita-se que quando se mudou para o imóvel, ele ainda permanece em bom estado. Mas com algum tempo, é importante analisar se tudo ainda tem se mantido conservado, como as texturas das paredes, conservação das janelas, portas, pisos, infiltrações e entre outros. Se ainda não foi necessário fazer uma manutenção, então pode-se considerar que a compra foi satisfatória.

  • Financiamento do imóvel

Esse fato é de grande importância. Já que quando o cliente vai atrás de um financiamento, tem diversas opções e formas de pagamentos. No entanto, ao fazer a negociação e conseguir o financiamento, algumas das vezes pode não ser igual a proposta que foi oferecida ao cliente. Claro que as chances de isso acontecer são baixas, pois tudo é feito à base de contratos e tudo mais. Porém, é importante ficar atento se não houve nenhum problema com o financiamento, com as taxas, juros, parcelas e entre outros detalhes.

Sendo assim, ao fazer a compra e analisar todas essas questões, o morador poderá ter uma breve compreensão para saber se realmente fez uma boa compra imobiliária. Desta forma, se todas essas dicas correspondem com as características do morador, a compra foi um sucesso.

Veja também

Rui Costa entrega sistema de abastecimento em Muniz Ferreira e anuncia novos investimentos para o município

O município de Muniz Ferreira completou 59 anos de emancipação política nesta sexta-feira (30), quando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!