sexta-feira 27 de novembro de 2020
Foto: Divulgação/TCU
Home / JUSTIÇA / Contratação milionária de serviço informático no CNJ é punida pelo TCU
sábado 21 de novembro de 2020 às 07:42h

Contratação milionária de serviço informático no CNJ é punida pelo TCU

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Depois de quase dez anos, o Tribunal de Contas da União decidiu punir um ex-secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça responsável pela assinatura de um contrato de 86 milhões de reais entre o órgão e a empresa de informática Oracle.

O contrato tinha segundo a revista Veja, como objetivo a compra de uma rede de dados para colocar de pé um serviço de unificação de informações processuais. Mas, segundo o tribunal, gerou “evidente desperdício de dinheiro público” por ter sido feito de maneira “direcionada” e “açodada”.

Em decisão de quarta-feira (18), os ministros da Corte de contas consideraram graves as condutas do juiz Fernando Florido Marcondes, secretário-geral do CNJ durante a gestão do ex-ministro do Supremo Cézar Peluso, e de Helena Azuma, ex-diretora-geral do conselho.

Por isso, aplicaram multa de 64 mil a ambos, assim como pena de inabilitação para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança na administração federal por cinco anos. Os dois argumentaram que não houve direcionamento na compra, e que a contratação era “eminentemente técnica”.

Para o TCU, porém, a atuação dos ex-gestores do CNJ “foi determinante para a realização das contratações” problemáticas. “Sua participação deliberada e comprovada no planejamento e na condução do certame eivado de vícios, o qual resultou em evidente desperdício de recursos públicos, justifica a proposta de considerar grave sua conduta”, apontou o relator do caso, ministro Raimundo Carrero.

Veja também

Cresce a expectativa de retorno do presidente Jair Bolsonaro ao PP

Segundo fontes do #Acesse Política, a ida do presidente para a antiga legenda está 95% …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!