domingo 20 de junho de 2021
Foto: Reprodução / Evandro Veiga CORREIO
Home / NOTÍCIAS / Contribuintes antecipam pagamento do IPTU para garantir desconto
sábado 18 de janeiro de 2020 às 13:04h

Contribuintes antecipam pagamento do IPTU para garantir desconto

NOTÍCIAS


Os boletos do IPTU 2020 começaram a chegar às residências dos contribuintes esta semana e vencem a partir de 1º de fevereiro. No entanto, com a simplicidade oferecida pela Prefeitura para consulta e pagamento no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no endereço www.sefaz.salvador.ba.gov.br, muitos aproveitam a vantagem do desconto de 7% para pagamento à vista em cota única, ou já anteciparam a quitação da primeira parcela. Até a última terça-feira (14), cerca de 6,1 mil contribuintes já haviam realizado o pagamento do imposto, sendo 76% deles em cota única.

O secretário da Fazenda, Paulo Souto, afirma que o cenário é resultado de dois fatores principais, sendo um deles a vantagem que o pagamento em cota única proporciona aos contribuintes. “O desconto oferecido de 7% é o dobro do incremento do imposto em 2020 e bem acima da maioria das aplicações financeiras”, assegura. Para garantir o benefício, é necessário que o contribuinte pague a cota única até a data de vencimento escolhida pelo contribuinte que varia entre os dias 1º e 28 de fevereiro.

Outro ponto importante foi a facilidade com que os contribuintes tiveram acesso aos valores do IPTU dos imóveis, mesmo antes da chegada dos boletos. Quem quis se antecipar, pôde fazer o pagamento por meio do site com um único toque no banner com o título IPTU 2020, ou por meio de celulares ou tablets. O mesmo procedimento deverá ser utilizado por aqueles contribuintes que por algum motivo não recebam o boleto.

Números

Em 2020, mais uma vez, o IPTU de Salvador não teve aumento e foi corrigido apenas pelo IPCA de dezembro de 2018 a novembro de 2019: 3,27%. O valor da isenção do imposto foi reajustado e contemplará imóveis residenciais de até R$ 103.017,53 mil. Salvador tem mais de 250 mil imóveis residenciais isentos e é a capital com maior número de isenções, o que confirma a política social da gestão. Contribuintes isentos receberão o boleto até o final do mês.

Veja também

Polarização entre Lula e Bolsonaro indica fracasso de lideranças da terceira via

O PSDB marcou suas prévias para as calendas de novembro, num gesto celebrado como exercício …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!