quinta-feira 18 de abril de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Corregedor-geral da Justiça Eleitoral fiscaliza serviços em todo o Brasil
terça-feira 10 de dezembro de 2019 às 17:11h

Corregedor-geral da Justiça Eleitoral fiscaliza serviços em todo o Brasil

DESTAQUE, JUSTIÇA


A Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) é a unidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) responsável pela fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o país, bem como pela orientação de procedimentos e rotinas a serem observados pelas corregedorias eleitorais em cada unidade da Federação e pelos cartórios eleitorais.

Segundo a legislação vigente, cabe à CGE acompanhar o processamento das informações que são fornecidas pelos cidadãos no momento do seu cadastramento na Justiça Eleitoral, intervindo nos casos em que é detectada alguma irregularidade, como dados incorretos ou falhas de processamento. O mesmo ocorre nos casos de multiplicidade de cadastros que são identificados durante as revisões biométricas que vêm ocorrendo em todo o país desde 2008.

Além disso, questões administrativas inerentes à organização interna da Justiça Eleitoral estão na esfera de competências da CGE. Assim, a requisição de servidores entre órgãos sob a sua jurisdição e a criação de zonas eleitorais são matérias que também passam pelo crivo da Corregedoria.

O cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral é exercido, desde outubro deste ano, pelo ministro Og Fernandes. Ele foi eleito pelo TSE entre os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que compõem o Colegiado como membros efetivos. As funções e atribuições do corregedor-geral e dos corregedores regionais da JE estão previstas na Resolução TSE e em instruções específicas baixadas pela Corte.

Veja também

Ministro do STF determina retirada de tornozeleira de bicheiro Rogério Andrade

Andrade foi preso em flagrante em agosto por determinação da 1ª Vara Especializada em Crime …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas