quarta-feira 4 de agosto de 2021
Foto: Divulgação/TCU
Home / NOTÍCIAS / CPI pede acesso à investigação interna do TCU sobre auditor que fez relatório falso sobre mortes por Covid
quinta-feira 17 de junho de 2021 às 15:26h

CPI pede acesso à investigação interna do TCU sobre auditor que fez relatório falso sobre mortes por Covid

NOTÍCIAS


Está em trâmite na CPI da Covid segundo a colunista Bela Megale do O Globo, a solicitação da investigação interna do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a atuação do auditor Alexandre Marques. A comissão vai acessar o procedimento administrativo disciplinar que apura a atuação do servidor, apontado como o responsável pela produção de um relatório com dados falsos que questionam o número de mortes por Covid-19 no Brasil. O documento chegou a ser citado pelo presidente Bolsonaro na semana passada.

A investigação interna do TCU ouvirá ainda conforme a coluna, os colegas do auditor para saber se ele atuou em outros temas e se elaborou novos documentos para atender interesses do Palácio do Planalto. A comissão interna da corte também fará uma devassa em e-mails de Alexandre Marques e pretende acessar a quebra de sigilo de seu telefone funcional para saber se ele se comunicou com integrantes do governo ou da família Bolsonaro sobre questões internas do TCU.

Em paralelo, o tribunal de contas planeja pedir à CPI acesso ao material que a comissão conseguir sobre Marques, em especial as quebras de sigilo telefônico e telemático. Na corte não se descarta a hipótese de ele ter um celular que não seja funcional e ter feito comunicações por meio deste aparelho.

Alexandre Marques seria ouvido nesta quinta-feira, mas o seu depoimento na CPI foi adiado e ele deve falar daqui a duas semanas. Como a coluna informou, ministros do TCU vinham aconselhando senadores a adiar depoimento e interrogar o auditor em posse de materiais da investigação, como quebras de sigilo e depoimento de outros auditores.

Veja também

Rui Costa na chapa ajuda Lula em 2022

A manifesta pretensão da presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffman, de ver …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!