sexta-feira 29 de março de 2024
Foto: Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasi
Home / NOTÍCIAS / CVM quer acesso à delação de Eike Batista envolvendo bancos
terça-feira 16 de fevereiro de 2021 às 13:08h

CVM quer acesso à delação de Eike Batista envolvendo bancos

NOTÍCIAS


Comissão de Valores Mobiliários (CVM) buscou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para ter acesso a trechos da delação de Eike Batista, em citações que envolvam bancos. Segundo pessoas ligadas às tratativas, o tema que mais interessa ao órgão regulador do mercado de capitais são as revelações do empresário a respeito de um tipo de operação conhecida como “P-notes”, ligadas a seis instituições financeiras conforme a coluna de Bela Megale.

Para os investigadores, o esquema de funcionamento é similar ao de uma operação “dólar-cabo”, mas do mercado de ações. Na operação dólar-cabo, a pessoa entrega valores a um doleiro no Brasil e recebe o montante correspondente no exterior. Em sua delação, Eike revelou que comprava ações no Brasil e as vendia no exterior, sem se identificar. Com a manobra, conseguia fraudar ou manipular o mercado. No acordo, ele deu o nome de seis bancos envolvidos nesta ação irregular.

A avaliação de investigadores é que esse tipo de operação é uma “novidade” e abre uma frente de apuração que ainda não foi explorada pela CVM. A delação de Eike foi homologada em novembro do ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Veja também

Plenário que vai julgar Sergio Moro está dividido, diz coluna

Quem acompanha de perto a tendência de votos dos juízes do TRE do Paraná que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas