quinta-feira 9 de abril de 2020
Foto: Valter Pontes/Secom
Home / NOTÍCIAS / Decreto cria comitê para enfrentar violência contra a mulher na Prefeitura
terça-feira 10 de março de 2020 às 17:35h

Decreto cria comitê para enfrentar violência contra a mulher na Prefeitura

NOTÍCIAS


Foi publicado, no Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (9), o Decreto 32.232, que cria o Comitê Técnico de Enfrentamento à Violência Institucional Contra as Mulheres na Prefeitura. O documento, assinado pelo prefeito ACM Neto na segunda-feira (9), prevê que o comitê elabore, promova, monitore e execute um programa para enfrentar a violência institucional contra mulheres em órgãos e entidades da administração municipal. A coordenação será de responsabilidade da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

A ser composto por duas representantes de cada órgão ou autarquia, com mandato de dois anos, o comitê vai criar, acompanhar, monitorar e dar suporte à formação de núcleos em toda a estrutura organizacional da Prefeitura. A intenção desses núcleos é combater qualquer tipo de violência intencional, por ação ou omissão, praticada por agentes públicos municipais contra mulheres que tenham vínculo empregatício com a Prefeitura, e que causem insegurança, constrangimento ou violação dos direitos humanos na perspectiva de gênero.

É de competência do comitê elaborar diagnósticos da situação de violência em toda a estrutura organizacional do Município, incluindo órgãos e entidades da administração direta e indireta. Além disso, deverá monitorar, identificar e encaminhar para as medidas cabíveis, qualquer manifestação de violência institucional contra as mulheres.

Anualmente será construído cronograma de trabalho para ser implantado em toda a estrutura organizacional e, ao final de cada período, deve ser apresentada uma avaliação geral sobre a implementação das ações desenvolvidas pelo comitê, além de ampla divulgação dos dados de violência institucional. O decreto prevê que o órgão realize visitas periódicas em órgãos e entidades, visando acompanhar a implementação das ações previstas no Programa Municipal de Enfrentamento à Violência Institucional contra as Mulheres da Prefeitura Municipal do Salvador.

Veja também

Condutores já podem imprimir em casa documento veicular

Os proprietários de veículos de 13 estados e do DF já podem imprimir o documento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!