sexta-feira 28 de fevereiro de 2020
Home / NOTÍCIAS / “Democracia se fortaleceu” com Bolsonaro, diz Dias Toffoli
sábado 18 de janeiro de 2020 às 07:49h

“Democracia se fortaleceu” com Bolsonaro, diz Dias Toffoli

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Trecho da entrevista do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli para a revista Época:

O senhor considera que a democracia brasileira sobreviveu aos testes que vivenciou neste primeiro ano de governo Bolsonaro?

Minha avaliação é que a democracia brasileira se fortaleceu. Mostrou instituições fortes, consolidadas e sólidas. Com Fernando Henrique, Lula, Dilma e Temer, vivemos períodos de centro, centro-esquerda e, em alguns momentos, até de centro-direita.

A eleição do Bolsonaro mostrou uma ruptura com essa maioria. E entrou um governo de direita com grupos de extrema-direita.

É uma mudança bastante significativa. E essa mudança mostrou que as instituições continuaram funcionando normalmente e que, hoje, nós podemos dizer que todos os espectros da política, da esquerda à direita, governaram o Brasil pós- Constituição de 88. A Constituição foi testada politicamente e soube dar soluções aos problemas políticos que se apresentaram.

Tanto que houve dois casos de impeachment que foram deliberados dentro da legalidade constitucional. Não importa o governo. Seja de direita, esquerda, centro ou extremos, todos têm mostrado respeito à institucionalidade. A imprensa tem trabalhado livremente. E quando houve processo de impeachment, foi por questões em que havia fundamento. Tanto que eles ocorreram e não houve nenhuma ruptura. (…)

Ataques e linchamentos virtuais também fazem parte do jogo?

Quando extrapola para a criminalidade, a institucionalidade tem funcionado. Para isso você tem inquérito e denúncia. Quantas vezes o ministro Gilmar Mendes não ganhou ações de indenização na Justiça, inclusive contra a imprensa?

No caso específico de ataques de grupos apoiadores do presidente ao Judiciário, o Executivo não deveria se posicionar?

Salvo engano, o presidente Bolsonaro se manifestou dizendo que movimentos de rua não deveriam atacar as instituições. Eu não me lembro agora de cabeça, mas me lembro de ele ter postado na internet. (…)

Veja também

Rui Costa é atacado nas redes sociais; entenda

Nesta última quinta-feira (27), pelo Twitter, uma jornalista mineira informou aos seus seguidores que, devido …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!