sábado 7 de dezembro de 2019
Foto: Juliana Andrade/Agência AL-BA
Home / POLÍTICA / Deputada baiana é eleita por unanimidade presidente nacional dos legisladores estaduais
sábado 23 de novembro de 2019 às 08:40h

Deputada baiana é eleita por unanimidade presidente nacional dos legisladores estaduais

POLÍTICA


A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) foi eleita, por unanimidade, na tarde desta última sexta-feira (22), presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A parlamentar baiana assume o posto pelo período de um ano e sucede o deputado Kennedy Nunes (PSD-SC).

A eleição marcou o encerramento da 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), sediada em Salvador entre os dias 20, 21 e 22 deste mês de novembro. O encontro reuniu parlamentares estaduais e federais, servidores, prefeitos, vereadores e convidados em geral. Cerca de 1600 pessoas passaram pelo evento nestes três dias, participando de debates, painéis e palestras.

Ao fim da assembleia geral que culminou na sua eleição, Ivana agradeceu às 27 casas legislativas pela presença e apoio na realização da CNLE. “Eu cheguei à Unale e sonhava tanto com esse dia, plantei tanto esse dia, e deu certo. Essa conferência foi feita com muito carinho e um milhão de dificuldades em um ano de choro, de preocupação. Todos nós, juntos, construímos esta conferência”, enfatizou.

A nova presidente também destacou o compromisso com os pleitos apresentados no evento pelos colegas. “As propostas feitas aqui serão levadas para nosso plano de trabalho, como a questão da governança, a entrada do jovem na política, que são aqueles que irão nos substituir, precisamos trazê-los para a política. Vamos continuar brigando contra o suicídio, combatendo a violência contra as mulheres, lutando contra a automutilação”, elencou Ivana em seu discurso.

A deputada também frisou que os estados continuarão contando com a Unale como uma parceira na defesa da causa legislativa. “Vamos ter uma reunião, todo este time de diretoria, e iremos fazer um plano para um Brasil melhor”, prometeu.

Segundo Ivana Bastos, um dos desafios do seu mandato será aumentar o número de legisladores filiados à Unale. “Dos 1059 deputados existentes no país, 739 são associados. Mudamos nosso regimento, agora, cada estado terá um secretário. Levaremos a palavra da Unale, vamos nos apresentar. Tenho certeza que ao final desse mandato, teremos ao menos mil deputados”, lançou a missão.

Kennedy Nunes, por sua vez, enalteceu os resultados da conferência realizada na Bahia, como o fato de o número de participantes ter superado em 60% a expectativa da organização.

Ao deixar a presidência da Unale, o parlamentar catarinense fez um balanço do seu mandato e apontou o que considera legado deixado para as gestões futuras. “Tivemos algumas vitórias, muitas delas já construídas por outros presidentes, como nossa carteira de identidade parlamentar, fizemos com que fossem reconhecidas as prerrogativas dos deputados federais aos deputados estaduais, também tivemos uma abertura muito grande da Unale se colocando como uma entidade de formação de opinião”.

Diretoria eleita

Presidente: Ivana Bastos (BA)
Vice-presidente na região Sul: Valmir Perin Zanchin (RS)
Vice-presidente na região Norte: Ricardo Ayres (TO)
Vice-presidente na região Nordeste: Ricardo Barbosa (PB)
Vice-presidente na região Sudeste: Wellington de Souza Moura (SP)
Vice-presidente na região Centro-Oeste: Lídio Lopes (MS)

Veja também

Ireuda Silva fala sobre preconceito e violência contra mulher

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara Municipal, a vereadora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!