quarta-feira 28 de julho de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputada indica nome de Jorge Portugal para escola estadual em Santo Amaro
quarta-feira 14 de julho de 2021 às 16:26h

Deputada indica nome de Jorge Portugal para escola estadual em Santo Amaro

NOTÍCIAS


Em indicação ao governador Rui Costa, protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a deputada Olívia Santana (PCdoB) sugeriu o nome do professor santoamarense e ex-secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal (1956/2020), para a nova escola estadual de ensino médio, no município de Santo Amaro. A construção do equipamento, junto com um complexo cultural e esportivo, aproveitando o espaço físico da Escola Teodoro Sampaio, foi anunciada pelo Executivo por meio da Secretária de Educação.

Com investimento de 18 milhões de reais, a nova escola contará com 24 salas, estrutura necessária, quadras poliesportivas e piscina, e beneficiará alunos da instituição e toda a comunidade local. “Esta nova casa do saber, no coração do recôncavo, merece um batismo simbólico à altura de sua missão de espalhar o conhecimento, e preparar jovens para a vida Para esse fim, nem um nome será mais justo e perfeito, que o do mestre, professor, poeta Jorge Portugal”, argumentou.

Na indicação, Olívia louvou o legado de Jorge Portugal para gerações de estudantes , criador de um estilo único de lecionar redação em cursinhos pré-vestibulares, escritor e fenômeno de audiência em comunicação de massa ao liderar, na TV Bahia, o “Aprovado”, programa educativo voltado para estudantes universitários e, também, para todo o Brasil, com o game-show educativo Tô Sabendo, pela Rede Pública de Televisão.

Foi compositor e letrista de sucessos nacionais, como Alegria da Cidade, interpretada por Margaret Menezes e Lazzo Matumbi, e Só se vê na Bahia, em parceria com Roberto Mendes, entre outras composições, nas vozes de Raimundo Sodré, Gal Costa, Maria Bethânia e Elba Ramalho, como Vida vã, Filosofia pura e A massa.

“O Governo da Bahia, ao batizar este estabelecimento com o nome do seu inesquecível ex-secretário de Cultura do Estado da Bahia, professor Jorge Portugal, dará um primeiro grande passo de preservar e valorizar perante a história, a belíssima jornada deste mestre, e Griot de tantas gerações, que nos orgulha a todos”, enfatizou.

Veja também

IV Fórum de Estatística e Ciência de Dados tem inscrições abertas e é gratuito com certificação

O IV Fórum de Estatística e Ciência de Dados, com o tema “Ciência de dados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!