quinta-feira 24 de setembro de 2020
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputada propõe que novo hospital na RMS seja batizado de ‘Dr. Elsimar Coutinho’
sexta-feira 21 de agosto de 2020 às 18:04h

Deputada propõe que novo hospital na RMS seja batizado de ‘Dr. Elsimar Coutinho’

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Em fase final de construção, com previsão para ser inaugurado ainda neste segundo semestre, o Hospital Metropolitano, localizado no município de Lauro de Freitas, deverá ser denominado Hospital Metropolitano Dr. Elsimar Coutinho. A homenagem ao cientista baiano, falecido na última segunda-feira (17), em São Paulo, aos 90 anos, é o objetivo do projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada Fátima Nunes (PT).

No documento, a presidente da Comissão Especial da Promoção da Igualdade destaca o trabalho do médico e professor “que dedicou mais da metade de sua vida às pesquisas e ao estudo da reprodução humana”. Natural de Pojuca (BA), Elsimar Coutinho graduou-se em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia e fez pós-graduação em Endocrinologia na Universidade de Sorbonne (Paris) e também no Instituto Rockefeller (Nova York).

Na década de 60, lembra a legisladora, o professor de Medicina da Ufba empreendeu importantes estudos na área de endocrinologia e no planejamento familiar, “desenvolvendo o primeiro anticoncepcional injetável de efeito prolongado e a primeira pílula anticoncepcional contendo Norgestrel, além de dispositivos ultrauterinos e pílula vaginal”.

Fátima destaca que, em razão de décadas de pesquisas, o presidente do Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh) tornou-se uma referência mundial nos tratamentos de infertilidade provocada pela endometriose. O cientista, que já foi presidente da Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina (Sobrage) e integrava 32 sociedades médicas, publicou 350 trabalhos científicos e participou como conferencista ou convidado de 253 congressos em diversos países.

Com base em dados da Secretaria estadual da Saúde (Sesab), a petista explica que o Hospital Metropolitano Dr. Elsimar Coutinho terá 265 leitos, sendo 55 de Terapia Intensiva, com 10 salas de cirurgia. A unidade de saúde beneficiará os municípios de Camaçari, Candeias, Dias d’ Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Vera Cruz e Salvador.

“É salutar que um equipamento de tamanha magnitude, voltado para a saúde da população baiana, receba o nome do inesquecível professor, cientista e médico Dr. Elsimar Coutinho, que deixou um legado para o mundo, saúde quanto na educação, contribuindo para o desenvolvimento científico na área de reprodução humana”, finalizou a deputada Fátima Nunes.

 

Veja também

“A eleição caminha para eleição de Bruno Reis no primeiro turno”, diz Sandro Régis

O deputado estadual Sandro Régis (DEM) afirmou nesta quinta-feira (24), ao comentar nova pesquisa divulgada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!