quarta-feira 21 de abril de 2021
Foto: Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Deputada Talita Oliveira lamenta morte de ex-combatente da FEB
sábado 27 de fevereiro de 2021 às 09:52h

Deputada Talita Oliveira lamenta morte de ex-combatente da FEB

NOTÍCIAS


Um dos raros heróis de guerra do Brasil faleceu por complicações cardiorrespiratórias em Salvador. Trata-se do 2º tenente Antonio Moreira de Souza, nascido no município de Alagoinhas, em 1º de março de 1922. A perda, corrida no dia 12 de fevereiro, foi levada ao conhecimento da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pela deputada Talita Oliveira (PSL), que apresentou emocionada moção de pesar relatando o fato.

Aos 98 anos, Antonio era ainda um dos sobreviventes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que estiveram na Segunda Guerra Mundial. Ao fazer parte da campanha da FEB, na Itália, onde ajudou a varrer o “Nazifascismo que ameaçava as instituições democráticas”, o tenente se destacou por bravura e heroísmo, o que lhe rendeu o reconhecimento dos seus superiores e do Exército Brasileiro, atestado pela insígnia que ele ostentou no uniforme por mais de 50 anos.

“O ex-combatente foi detentor da Medalha de Campanha e recebeu homenagens do Exército e do governo brasileiro”, conta Talita, lembrando que ele se destacou “combatendo bravamente no Teatro de Operações da Itália, sendo reconhecido e condecorado por seus feitos heroicos”. Em uma frase, a deputada define o militar: “Um verdadeiro herói de guerra, Antônio Moreira de Souza deixa um legado de honra, bravura e inestimável contribuição à nação brasileira”. O homenageado deixa dez filhos, 20 netos, seis bisnetos, além de amigos e admiradores de sua trajetória.

Veja também

Mais de 335 quilômetros de rodovias passarão por recuperação no oeste da Bahia

Mais de 335 quilômetros de rodovias serão recuperados pelo Governo do Estado no oeste da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!