sexta-feira 19 de abril de 2024
Foto: Reprodução/PSB
Home / NOTÍCIAS / Deputado Angelo Almeida propõe Comenda 2 de Julho para arcebispo
sábado 17 de julho de 2021 às 18:55h

Deputado Angelo Almeida propõe Comenda 2 de Julho para arcebispo

NOTÍCIAS


O deputado Angelo Almeida (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa, um projeto de resolução para conceder a Comenda 2 de Julho ao arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, “pelo seu sacerdócio, reconhecimento pela dedicação aos projetos sociais e luta pela manutenção dos princípios democráticos, colocando o Estado da Bahia em destaque no cenário nacional, como exemplo de líder religioso comprometido com a sociedade”.

A data para ser entregue a mais alta honraria do Parlamento da Bahia ainda será marcada pela Mesa Diretora. No documento, o socialista descreveu em detalhes como foi a trajetória de Dom Zanoni, que nasceu no dia 23 de janeiro de 1962, em Vitória da Conquista. Filho do senhor Gildo Barbosa Castro e da senhora Valdelice Demettino Castro, foi ordenado padre em 28 de dezembro de 1986. Formado em Filosofia, Teologia e Mestrado em Teologia Sistemática, foi professor de Doutrina Social da Igreja, Cristologia e Antropologia. Na Arquidiocese de Vitória da Conquista, o religioso foi assessor da Pastoral da Juventude, membro do Conselho de Formação e Conselho Presbiteral, vigário-geral e administrador diocesano.

O parlamentar relata que a ordenação episcopal de Dom Zanoni aconteceu em 24 de novembro de 2007, na terra natal, por Dom Geraldo Lyrio Rocha e, já em 15 de dezembro do mesmo ano, sucedeu a Dom Aldo Gerna na Diocese de São Mateus, no Espírito Santo. Por determinação do Papa Francisco, Dom Zanoni Demettino foi nomeado, em 3 de dezembro de 2014, arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Feira de Santana, sendo transferido da Diocese de São Mateus. No dia 6 de fevereiro de 2015, em Celebração Eucarística na Paróquia Santo Antônio dos Capuchinhos, “a Igreja tornou-se pequena para acolher a grande quantidade de fiéis, autoridades civis e religiosas que ali se encontravam para a solene apresentação do Arcebispo Coadjutor à comunidade feirense”, diz o deputado.

Angelo Almeida lembra ainda que em 27 de agosto de 2015, ao completar 75 anos, o então arcebispo Metropolitano, Dom Itamar Vian, encaminhou ao Papa Francisco sua carta de renúncia. Em 18 de novembro de 2015, Dom Zanoni assume o governo da Arquidiocese de Feira de Santana. No seu discurso, o líder religioso disse: “Estou disposto, junto aos presbíteros, religiosas e forças vivas, a dar continuidade a esta caminhada dinâmica da Igreja de Feira de Santana a seguir fiel a este mandato, que passa principalmente por servir ao outro e confirmar os irmãos na fé”.

O socialista destacou que no dia 2 de dezembro de 2015, às 19h30, em celebração na Catedral Metropolitana de Feira de Santana, com a presença de vários bispos, presbíteros, diáconos, religiosas, seminaristas e centenas de fiéis, diante do altar da Excelsa Padroeira Senhora Sant’Ana, foi realizada a tomada oficial de posse do arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, servo de Deus, que tem como lema episcopal: ECCE MITTE ME (Eis-me, Envia-me).

O autor do PRS acrescenta também que no Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Bahia e Sergipe), Dom Zanoni foi escolhido como Bispo Referencial para a 6ª Semana Social Brasileira e membro do Grupo de Trabalho da CNBB pelo Pacto pela Vida e pelo Brasil. Em âmbito nacional, é o Bispo Referencial da Pastoral Afro

Brasileira e membro da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso. O deputado salienta que Dom Zanoni teve a sua trajetória “marcada pelo compromisso com a defesa dos direitos dos mais necessitados, bem como o compromisso com os princípios do amor, da justiça, da democracia e da liberdade, nunca se furtando aos debates da construção social e política do nosso país”, concluiu Angelo Almeida em sua homenagem ao arcebispo de Feira de Santana.

Veja também

Por que Rússia deve crescer mais do que todos os países desenvolvidos, apesar de guerra e sanções, segundo o FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia da Rússia cresça mais rápido que a de todos os países desenvolvidos, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas