quinta-feira 17 de junho de 2021
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Deputado Antonio Henrique saúda os 50 anos da Embasa
terça-feira 18 de maio de 2021 às 07:43h

Deputado Antonio Henrique saúda os 50 anos da Embasa

NOTÍCIAS


Em moção de aplausos pelos 50 anos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa), o deputado estadual Antonio Henrique (PP) contou a história da instituição, reafirmou sua importância “para a Bahia e para os baianos”, e enalteceu o trabalho de “excelência e sustentabilidade”, que contribui “para a universalização e melhoria da qualidade de vida”.

Criada em 11 de maio de 1971, a Embasa, “nasceu quando aconteceram as primeiras iniciativas em saneamento básico no Brasil”. Na época, menos de 50% dos habitantes das zonas urbanas brasileiras contavam com serviços de abastecimento de água e menos de 25% dispunham de sistemas de esgotamento sanitário.

Segundo o deputado, a empresa foi criada para “desenvolver projetos, construir, ampliar e reformar diversos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário”, sendo “a primeira companhia estadual do país a capacitar-se para convênios com o extinto Banco Nacional de Habitação (BNH), visando a captação de recursos”.

Em 1992, continuou Antonio Henrique, a Embasa assinou contrato de financiamento com o Programa de Modernização do Setor de Saneamento (PMSS) através do Banco Mundial (Bird), “dando início a ações para seu desenvolvimento empresarial”. Em 2006, “concorrendo com cerca de 50 instituições públicas e privadas”, a Embasa recebeu a faixa ouro do Prêmio Nacional da Gestão Pública.

O marco regulatório do saneamento representou “uma virada de página na história dos serviços públicos de saneamento no Brasil”. Na Bahia, a Lei Estadual de Saneamento Básico entrou em vigência em 2008, “instituindo os meios necessários” para que as determinações da lei nacional fossem cumpridas e tornando a Embasa a principal executora da política do Estado para o setor.

Em 2008, prosseguiu Henrique, a empresa adaptou e aprimorou a gestão de seus processos “na perspectiva da universalização com sustentabilidade” dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado, e nasceu o Programa Água Para Todos (PAT). Entre 2007 e 2015, a Embasa, implantou “importantes obras de melhoria, implantação e ampliação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário”. Com “954 mil novas ligações de água, beneficiando mais de 3,6 milhões de baianos”, se concentrando principalmente nas localidades do semiárido baiano, “onde foram realizadas mais de 55% das ligações”.

Na área de esgotamento sanitário, “os números impressionam ainda mais” Antonio Henrique. “Foram 495 mil novas ligações no período, beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas”. Por este histórico, ele homenageou os 50 anos “dessa empresa com relevantes serviços prestados à comunidade baiana”.

Veja também

Rui Costa foi governador que mais ganhou seguidores nas redes durante a pandemia

Conforme levantamento feito pela consultoria Bites divulgado pelo jornal O Globo, o governador Rui Costa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!