sábado 31 de julho de 2021
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Deputado Capitão Alden indica mecanismos de proteção para a ponte Salvador-Itaparica
sábado 17 de julho de 2021 às 07:42h

Deputado Capitão Alden indica mecanismos de proteção para a ponte Salvador-Itaparica

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A futura Ponte Salvador-Itaparica deverá ter telas e gaiolas de proteção quando ficar pronta. A ideia é do deputado estadual Capitão Alden (PSL), autor de indicação neste sentido ao governador Rui Costa (PT) e aos secretários João Leão da secretaria de Planejamento (Seplan) e a Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). “A instalação dos mecanismos de segurança será importante não são para os motoristas que precisam ficar atentos, mas também para os pedestres, os quais precisam assumir comportamentos seguros para evitar acidentes”, explica o parlamentar.

Os equipamentos, segundo Alden, são importantes ferramentas para evitar acesso aos locais de risco do local. “Como sabemos, o suicídio é um grave problema de saúde pública mundial. O governo, de forma geral, tem-se mostrado cada vez mais eficiente na prevenção ao suicídio”, elogia, considerando que as campanhas de prevenção têm sido dos principais instrumentos utilizados.

“Contudo, ainda não é suficiente, pois o suicídio afeta milhares de pessoas, incluindo indivíduos que perderam seus entes queridos, profissionais e familiares, pessoas que pensam incessantemente em tirar a própria vida, além do impacto desse problema nas comunidades locais e consequentemente para os serviços públicos de saúde”, avalia.

“Para além de uma manutenção puramente estrutural, acreditamos que um dos maiores desafios reside no comprometimento da manutenção da segurança de todos que diariamente transitam por estas estruturas”, diz, lembrando que “ainda que os veículos midiáticos (por motivos éticos ou outros motivos) não divulguem sobre a ocorrência de tentativas de suicídio em alguns locais, tais informações circulam livremente nas redes sociais incluindo vídeos, fotografias e comentários alcançando milhares de pessoas, de modo que a própria imagem deste nosso cartão-postal já se encontra associada às tragédias ocorridas”.

Alden revela que uma análise aprofundada dos estudos internacionais sobre a eficácia da instalação de proteções em pontes, viadutos e pontos de elevação natural na prevenção do suicídio mostra evidências de que a restrição do acesso aos meios pelos quais as pessoas tentam suicídio – especialmente pela instalação de proteções – reduz o número de mortes por suicídio não somente no local, mas também na cidade ou região em que tal local ou foco se encontra.

Tais estudos mostram que as instalações de telas e gaiolas de proteções em passarelas e viadutos tendem a ser mais eficazes quando comparada a outros métodos de prevenção ao suicídio, uma vez que a interrupção imediata do comportamento suicida oportuniza a intervenção e a assistência. “Na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, por exemplo, a ponte Golden Gate Bridge já está recebendo as redes de proteção, com proteções de seis metros de largura em cada lado da ponte, num investimento de mais de R$ 167 milhões”, cita.

“Todas as proteções mais modernas desse tipo de equipamento existirão na ponte e o consórcio chinês, composto pelas principais empresas de construção de ponte do mundo, estará atenta a isto. Agradeço o deputado pela indicação. Mas ele pode ficar tranquilo que tanto as empresas que irão construir a ponte quanto o Governo do Estado, estão atentos à esta preocupação, com a prevenção de suicídios e com o cuidado com o nosso povo. Todo desenvolvimento precisa estar fincado no social. Aproveito para ressaltar que, no momento oportuno, serão divulgados para todo o público os detalhes do projeto final da ponte”, respondeu o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, ao ser procurado pelo #AcessePolítica.

Veja também

Hospital Municipal de Salvador retoma cirurgias eletivas

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) retomou as cirurgias eletivas na unidade após 120 dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!