terça-feira 27 de julho de 2021
Foto: Reprodução/Arquivo
Home / NOTÍCIAS / Deputado Laerte do Vando destaca a economia de Juazeiro neste 143 anos da cidade
quinta-feira 15 de julho de 2021 às 15:07h

Deputado Laerte do Vando destaca a economia de Juazeiro neste 143 anos da cidade

NOTÍCIAS


O deputado estadual Laerte do Vando (PSC) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), uma moção de congratulação com o povo de Juazeiro pela passagem do aniversário de 143 anos de fundação do município, que é comemorado nesta quinta-feira (15).

Localizado no Território de Identidade do Sertão do São Francisco, Juazeiro forma, em conjunto com o vizinho município pernambucano de Petrolina, o maior aglomerado urbano do semiárido brasileiro. No cenário da economia baiana, a cidade se destaca pela agricultura irrigada. “É conhecida como a Terra das Carrancas, figuras antropomorfas que adornam embarcações típicas no rio São Francisco. Seu nome se origina da árvore do juazeiro, endêmica do sertão nordestino”, contextualizou o parlamentar.

Em 2001, foi oficialmente criada a Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride) do polo Petrolina-Juazeiro. A região detém uma área de aproximadamente 35.000km2 englobando uma população de cerca de 700.000 habitantes. Conforme a destaca o deputado em sua moção, a Ride abrange quatro municípios pernambucanos: Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó. Na Bahia, são também quatro: Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho.

“A região compreendida pelas cidades de Juazeiro e Petrolina tornou-se o maior centro produtor de frutas tropicais do país, tendo destaque para os cultivos de manga, uva, melancia, melão, coco, banana, dentre outros. Este desempenho é responsável pela crescente exportação de frutas, além da produção de vegetais. A região é conhecida nacional e internacionalmente pela produção e qualidade dos vinhos”, frisou Laerte do Vando.

O legislador ressaltou ainda o fato de a região se tornar a maior exportadora e produtora de frutas do Brasil, mesmo se localizando no centro do polígono das secas. Outro detalhe mencionado pelo deputado é a Central de Abastecimento (Ceasa), considerada uma das maiores do Brasil e a maior do interior do Norte-Nordeste do país.

 

Veja também

Bruno Reis diz que Prefeitura dará todas autorizações e alvarás para construção da ponte Salvador-Itaparica

O prefeito Bruno Reis (DEM) declarou em conversa com a imprensa nesta terça-feira (27) que, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!