quarta-feira 21 de abril de 2021
O cearense Padre Cícero Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Deputado quer fazer de Padre Cícero herói nacional
sábado 8 de fevereiro de 2020 às 18:05h

Deputado quer fazer de Padre Cícero herói nacional

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Logo voltou do recesso na última semana, o deputado José Guimarães (PT/CE) apresentou segundo o colunista Lauro Jardim do jornal O Globo, um projeto de lei para que o nome de Padre Cícero Romão, o famoso padre Cícero, seja incluído no Livro dos Heróis da Pátria.

Resultado de imagem para Padre Cícero
Milhares de fieis visitam monumento – Foto: Reprodução/Folha Nordeste

O deputado lembra que, apesar de não ser canonizado pela igreja, “é tido como santo por sua imensa legião de fiéis espalhados pelo Brasil”.

Padre Cícero Romão Batista nasceu em Crato (Ceará) no dia 24 de março de 1844. Era filho de Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana, conhecida como dona Quinô.

Aos seis anos de idade, começou a estudar com o Prof. Rufino de Alcântara Montezuma.

Um fato importante marcou a sua infância: o voto de castidade, feito aos 12 anos, influenciado pela leitura da vida de São Francisco de Sales.

Em 1860, foi matriculado no Colégio do renomado Padre Inácio de Sousa Rolim, em Cajazeiras-Paraíba. Aí pouco demorou, pois, a inesperada morte de seu pai, vítima de cólera-morbo, em 1862, o obrigou a interromper os estudos e voltar para junto da mãe e das duas irmãs solteiras.

A morte do pai, que era pequeno comerciante no Crato, trouxe sérios aperreios financeiros à família, de tal sorte que, mais tarde, em 1865, quando Cícero Romão Batista precisou ingressar no Seminário da Prainha em Fortaleza, só o fez graças à ajuda de seu padrinho de crisma, o Coronel Antônio Luiz Alves Pequeno.

Veja também

Mais de 335 quilômetros de rodovias passarão por recuperação no oeste da Bahia

Mais de 335 quilômetros de rodovias serão recuperados pelo Governo do Estado no oeste da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!