quinta-feira 1 de outubro de 2020
Home / DESTAQUE / Dezenas de zonas eleitorais na Bahia possuem menos da metade dos eleitores biometrizados
sexta-feira 12 de abril de 2019 às 06:02h

Dezenas de zonas eleitorais na Bahia possuem menos da metade dos eleitores biometrizados

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Bahia tem mais de 108 zonas eleitorais que ainda não passaram pelo processo completo de biometria. Dessas, 79 ainda não possuem nem 50% de seus eleitores biometrizados. No município de Curaçá, por exemplo, apenas 223 (1,17%) eleitores possuem a biometria. Ao todo, a cidade tem 18.989 cidadãos aptos a votar.

Em coletiva de imprensa nesta última quinta-feira (11), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Jatahy Júnior, divulgou o novo projeto do órgão para o processo de biometria no estado. A partir do dia 6 de maio, os eleitores poderão fazer o agendamento eletrônico para se cadastrar.

Um ponto destacado pelo presidente na coletiva foi a localização de muitas zonas eleitorais, e a dificuldade que o tribunal tem de alcançar esses locais. Porém, em muitos municípios, o número de eleitores biometrizados não chega à 5%. São os casos de Bonito (3,51%), Wagner (3,28%), Muquém do São Francisco (1,81%), Wanderley (3,18%), Terra Nova (0,73%), entre outros. Juntos, os citados somam 44.096 eleitores aptos a votar.

Para Jatahy, isso só vai se solucionar com a colocação de postos do TRE-BA em cada zona eleitoral, e com uma intensa divulgação do novo processo de agendamento eletrônico. Ele reconhece que os números de gestões passadas foram exitosos, mas pretende melhorar. “O que não deu certo antes, agora vai dar”.

Veja também

Devemos ter mais 3 ou 4 semanas de debates sobre tributária, diz Marcos Pereira

O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP) e o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) mostraram nesta quarta-feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!