sábado 19 de junho de 2021
Foto: Reprodução
Home / ECONOMIA / Dois mil bilionários têm mais dinheiro do que 4,6 bilhões de pessoas, diz estudo
segunda-feira 20 de janeiro de 2020 às 11:27h

Dois mil bilionários têm mais dinheiro do que 4,6 bilhões de pessoas, diz estudo

ECONOMIA, NOTÍCIAS


Um estudo da rede de organizações não-governamentais Oxfam, divulgado neste último domingo (19), revelou que o número de bilionários duplicou nos últimos dez anos, fazendo com que essa pequena parcela da população concentre mais recursos que 60% das pessoas. A pesquisa diz que 2,1 mil bilionários têm em 2020 uma riqueza acumulada superior aos 4,6 bilhões de pessoas mais pobres do mundo.

O documento, que está sendo publicado às vésperas da reunião do Fórum Econômico Mundial, em Davos, escancara o aumento acelerado da desigualdade e da concentração de renda nos últimos anos. A pesquisa também destaca que se os bilionários pagassem apenas 0,5% de imposto extra sobre a sua riqueza durante uma década, isso permitiria investimentos para criar 117 milhões de novos empregos em áreas sociais.

A Oxfam também destaca, segundo a revista Fórum, que mulheres pobres são diretamente afetadas por esse sistema. “Juntas, elas acumulam 12,5 bilhões de horas de trabalho não remunerado todos os dias”, diz o relatório, que acrescenta que “os 22 homens mais ricos do mundo têm mais riqueza do que todas as mulheres da África”.

Em outro trecho, o relatório também ataca a política neoliberal de alguns governos, como o do Brasil. “A maioria dos líderes mundiais ainda está perseguindo agendas políticas que conduzem a uma maior distância entre os que têm e os que não têm”, disse. “Líderes como o Presidente Trump nos EUA e o presidente Bolsonaro no Brasil são exemplos dessa tendência. Eles estão oferecendo políticas como redução de impostos para bilionários, obstruindo medidas para enfrentar a emergência climática, ou o racismo de turbo-carregamento,o sexismo e o ódio às minorias”, declarou.

Veja também

Polarização entre Lula e Bolsonaro indica fracasso de lideranças da terceira via

O PSDB marcou suas prévias para as calendas de novembro, num gesto celebrado como exercício …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!