sábado 31 de julho de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Durante reunião em Brasília, Secretária Karlúcia Macêdo discute políticas para juventude barreirense
terça-feira 6 de julho de 2021 às 14:53h

Durante reunião em Brasília, Secretária Karlúcia Macêdo discute políticas para juventude barreirense

NOTÍCIAS, OESTE BAIANO


Com os trabalhos em pleno andamento, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Barreiras continua investindo em estratégias para promoção do bem-estar social e desenvolvimento humano. Com foco no atendimento aos programas sociais destinados ao público jovem, a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, esteve reunida com o coordenador de projetos para Juventude da Secretaria Nacional de Juventude, Ramon Cavalheiros, na última quinta-feira (30) em Brasília.

A preocupação da gestão é ampliar horizontes dando aos jovens a oportunidade de desenvolver o empreendedorismo por meio das políticas públicas, garantido acesso aos benefícios sociais a exemplo do Programa Identidade Jovem, mas conhecido como ID Jovem.

Também foi discutida a inserção do município no Programa Horizontes, ainda em consolidação no âmbito nacional, que visa atingir jovens de 18 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social. A meta é aumentar a qualificação dos jovens para criação e manutenção dos próprios negócios, além de promover capacitações que ajudem na integração ao mercado de trabalho.

“Esse foi um momento importante para falarmos do fortalecimento de estratégias que potencializam a autonomia social e financeira da nossa juventude, isso vai desde a oferta de cursos de capacitação, mobilização social por meio dos conselhos municipais, até o acesso aos programas sociais já estabelecidos. Neste cenário de desafios cada vez maiores, os nossos jovens são fundamentais no seio familiar e no crescimento da nossa comunidade. A gestão não só entende como valoriza isso”, destacou a secretária Karlúcia Macêdo.

Já com relação ao ID Jovem, pessoas de 15 a 29 anos podem ter acesso a benefícios como descontos de 50% em shows, transporte, eventos culturais e esportivos. Para isso, a família deve ter renda mensal de até dois salários mínimos e os jovens, estarem inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. O usuário precisa ter o Número de Identificação Social – NIS ou gerá-lo no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do seu bairro. Posteriormente, pode gerar sua ID Jovem por aplicativo e usufruir dos benefícios.

Veja também

Hospital Municipal de Salvador retoma cirurgias eletivas

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) retomou as cirurgias eletivas na unidade após 120 dias …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!