sábado 8 de maio de 2021
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Eleições 2020 contarão com mais de 15 mil servidores e cerca de 2 milhões de mesários
quarta-feira 21 de outubro de 2020 às 05:53h

Eleições 2020 contarão com mais de 15 mil servidores e cerca de 2 milhões de mesários

NOTÍCIAS


Eleitores votarão em 556 mil urnas eletrônicas, nas mais de 480 mil seções eleitorais distribuídas por 95 mil locais de votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passará a publicar, na página oficial do órgão da internet, os extratos mensais de contas bancárias de partidos políticos. A divulgação dos dados, enviados por bancos para o tribunal, será feita em tempo real assim que as tabelas chegarem à Justiça Eleitoral.

A decisão desta terça-feira (20), unânime, atende a pedidos da Transparência Brasil e Transparência Partidária, que defenderam a necessidade da divulgação das informações para dar mais transparência e publicidade à prestação de contas das siglas. O relator do caso é o ministro Luís Felipe Salomão.

O ministro considerou que não se pode argumentar que haja sigilo nestas informações, já que as legendas recebem recursos públicos, do Fundo Partidário e do Fundo Especial do Financiamento de campanhas – conhecido como fundo eleitoral.

“A meu juízo, tais verbas, por sua natureza, devem ser objeto de especial atenção por parte desta Justiça, impondo-se publicidade ao gerenciamento desses recursos”, disse o ministro em seu voto.

O relator também apontou que não há obstáculos para a implantação da medida. “Segundo penso, inexiste obstáculo – seja material ou formal – que impeça a disponibilização imediata, mês a mês, no sítio eletrônico desta Corte Superior, dos extratos”, disse.

“Essa providência, aliás, não acarreta qualquer ônus para as legendas, porquanto tais documentos são disponibilizados diretamente pelas instituições financeiras respectivas”, prosseguiu.

O ministro deixou claro, no entanto, que o relator da prestação de contas da sigla na Justiça Eleitoral pode decretar o sigilo das informações, caso considere necessário.

Veja também

Câmara do Rio de Janeiro exonera 20 servidores do gabinete do vereador Dr. Jairinho

Todos os funcionários do gabinete de Dr. Jairinho na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!