sexta-feira 29 de maio de 2020
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Especialistas discutem protocolo para gestão de resíduos sólidos domiciliares contaminados
sexta-feira 22 de maio de 2020 às 12:16h

Especialistas discutem protocolo para gestão de resíduos sólidos domiciliares contaminados

NOTÍCIAS


Especialistas das áreas de saúde e saneamento vão participar, na manhã desta sexta-feira (22) do webinar Covid-19 e os resíduos gerados no domicílio. Entre os convidados, está a supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Territorial da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Cláudia Lins. O evento on-line, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), tem como objetivo discutir e orientar sobre a destinação de resíduos sólidos domiciliares que podem estar contaminados pelo novo coronavírus.

Atualmente, não há um protocolo nacional a ser seguido pela população, pelos governos e pelas empresas prestadoras do serviço de coleta. Como os resíduos infectantes não se limitam mais às unidades de saúde – sendo boa parte gerada dentro das residências de pacientes de Covid-19 -, é indispensável buscar formas de garantir a gestão segura dos materiais descartados no lixo antes considerado comum. Os impactos se refletem na saúde, evitando uma disseminação ainda maior do vírus, e no meio ambiente.

Como a Abes destaca, ao reunir profissionais de medicina, infectologia, farmácia, engenharia sanitária e ambiental, limpeza urbana e gestão pública, o webinar deverá fomentar as discussões acerca do tema. Com os encaminhamentos e as contribuições dos diferentes setores, eles pretendem elaborar proposta para um protocolo nacional sobre os cuidados com resíduos da Covid-19 nos domicílios.

O webinar começa às 9h e Cláudia Lins participa da segunda mesa, ao lado de outra representante da gestão municipal, a drª. Karina Fonseca, da secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto (SP). Para assistir, é preciso se inscrever no site. Será concedido certificado de participação a quem permanecer no mínimo 75% do tempo integral de exibição do webinar.

Veja também

Justiça do Rio de Janeiro determina redução de 40% em mensalidade de universidade

Decisão em segunda instância é retroativa ao mês de março e obriga a instituição a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!