domingo 27 de setembro de 2020
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Estudantes revisam conteúdos de Biologia no aulão virtual do projeto ENEM 100% da Secretaria da Educação
domingo 9 de agosto de 2020 às 14:16h

Estudantes revisam conteúdos de Biologia no aulão virtual do projeto ENEM 100% da Secretaria da Educação

NOTÍCIAS


Os estudantes que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) participaram, na sexta-feira (7), de mais um aulão virtual, dentro do projeto ENEM 100%, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. Desta vez, a aula girou em torno dos conteúdos de Biologia, com a professora da rede estadual de ensino, Carlena Azevedo, com transmissão na página do YouTube “Educação Bahia”. A iniciativa tem como objetivo auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A aula foi focada em um dos temas mais cobrados nas provas de Ciência da Natureza do ENEM: Ecologia. “Os estudantes precisam entender os seus conceitos básicos e os fluxos de energia nos ecossistemas para compreender Ecologia. Os estudantes também devem estudar não só Biologia, mas também dominar os conteúdos de Química e Física, já que se trata de uma avaliação contextualizada, que traz a abordagem das diferentes áreas do conhecimento de Ciências da Natureza”, pontuou. A educadora também deu dicas para que o estudante faça uma boa prova de Biologia. “Meu conselho é que foquem nos estudos de seis temas que estão presentes nos últimos dez anos das provas do ENEM: ecologia, citologia, genética, fisiologia humana, evolução e parasitologia. Eles devem estudar todos os conteúdos, mas com a aproximação dos exames, que foquem nestes seis conteúdos”.

Carlena falou, ainda, sobre o papel do ENEM 100% na ampliação do acesso ao Ensino Superior. “Esta é uma excelente iniciativa da Secretaria da Educação que consegue atingir um grande número de estudantes. Como professora das redes pública e particular de ensino, considero que é uma iniciativa que tem uma aceitação muito grande na comunidade escolar e absorve um público fiel. É um projeto muito importante e sempre falo dele nas minhas aulas e parabenizo a equipe da SEC que está à frente dele”.

Atenta à aula, Amanda Viturino Magalhães, 16, do 3° ano, do Colégio Estadual Padre Palmeira, no bairro de Mussurunga, em Salvador, comentou sobre a oportunidade do ENEM 100%. “Este projeto é muito incrível, porque nos ajuda muito com conteúdos essenciais na avaliação do ENEM. Os aulões virtuais têm me ajudado muito, pois tiram as minhas dúvidas e os professores ensinam de um jeito objetivo e de um modo que todos saem sabendo os assuntos”.

O aulão da SEC também chama a atenção de estudantes de outras redes, como por exemplo, Danilo Aquino, 21, que estuda na rede particular. “Fiquei encantado com a proposta. Assisti ao aulão de Matemática e achei superinteressante a didática do professor, que apresentam os conteúdos de uma forma dinâmica e atrativa”, disse.

Horário dos aulões – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, até o dia 18 de setembro. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no Portal da Educação o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos – Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra importante ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o “Estude em casa”, programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa “Hora do ENEM”, exibido de segunda a sexta, às 18h.

Suspensão das aulas – As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas por decreto governamental e devem ser repostas presencialmente mediante elaboração de novo calendário escolar.

Veja também

Em meio à crise e à pandemia, um em cada quatro servidores públicos receberá promoção salarial em 2020

Em meio à pandemia e à crise econômica, um em cada quatro funcionários públicos vai …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!