sexta-feira 30 de outubro de 2020
Foto: Reprodução
Home / POLÍTICA / ‘Experiência e compromisso’ são missões de Bira, candidato a vereador em Vera Cruz
quinta-feira 8 de outubro de 2020 às 05:29h

‘Experiência e compromisso’ são missões de Bira, candidato a vereador em Vera Cruz

POLÍTICA


Com a experiência de dois mandatos como vereador; chefia de Gabinete da Câmara e do Gabinete da Prefeitura de Vera Cruz e, mais recentemente, chefiava o Gabinete da Prefeitura de Itaparica, Ubirani Barbuda, mais conhecido em toda Bahia como Bira, está na disputa eleitoral como um dos nomes mais fortes para ocupar uma das 13 cadeiras no legislativo de Vera Cruz em 2021.

Natural da formosa vila de pescadores de Matarandiba (Vera Cruz) na Contra Costa da Ilha de Itaparica, Bira faz parte do primeiro escalão de nomes fortes do PCdoB de Vera Cruz nestas eleições. Sinônimo de experiência e boa articulação política entre lideranças e autoridades políticas de âmbito municipal, regional e também estadual, Bira busca como linha de frente para sua proposta o diálogo entre a estrutura do governo do estado, a iniciativa privada e o poder público municipal para o desenvolvimento de Vera Cruz, com emprego e renda, cultura, saúde, educação, com a implantação da pedagogia do trabalho, pois o trabalho é o que dignifica o homem.

Focado em uma participação popular na Câmara Legislativa, sua meta é fazer da “casa do povo” um espaço de construção coletiva, com a sociedade civil organizada e os vereadores, para que o povo se sinta melhor representado.

Veja abaixo a entrevista ao site Visão Cidade ;

Qual o seu nome completo,quem é ‘Bira’?

Ubirani Cezar Barbuda de Freitas( Bira), filho de Elenor Petronilho de Freitas e de Ubaldina Barbuda de Freitas, casado com a Sra Josenira Almeida de Freitas, pai de três filhos, Alan Gil Almeida de Freitas, Mateus Luan Almeida de Freitas. Nascido no dia 14 de abril de 1967, 53 anos de idade. Ensino médio completo. Natural de Vera Cruz(Matarandiba)- Ba.

Quantos mandatos como vereador você já teve?

Dois mandatos, o primeiro em 1993 a 2000.

Qual o projeto de maior relevância de sua autoria para o município de Vera Cruz?

Já faz muito tempo, eu não lembro. Na época o vereador era mais focado em sua comunidade. porém levei através do governo do estado Bahia água encanada e telefone para comunidade de Matarandiba e para algumas ruas de outras localidades do município. Indiquei reforma de escola estaduais. Cumpri o papel de vereador na sua excelência, fiscalizando o executivo e a mesa da Câmara com os gastos públicos.

Visitava as comunidades para fiscalizar as obras e o funcionamento das escolas, postos de saúde, limpezas das ruas e córregos, sempre ouvindo os anseios da população.

A população sentia a nossa presença no dia a dia. Essa era a marca do nosso mandato, presença constante na vida diária dos eleitores e da população em geral.

Como você tem visto a saúde e a educação municipal?

A educação na minha opinião, precisa de uma política corajosa com investimento além do estabelecido na constituição. Educação tem que ser priodade em qualquer gestão pública visando a formação e preparação das nossas crianças, jovens e adultos. Fortalecendo a base até o ensino médio, estimulando os alunos a seguir adiante, buscando a sua graduação e pós… Além de investimento em todo profissional da rede educacional, seja na qualificação, no salário ou nas condições de trabalho.

A saúde não é diferente, tem que haver um investimento nos profissionais, na estrutura e principalmente nas ações de saúde preventiva. Oferecendo a população o atendimento com várias especialidades médicas e exames.

O município de Vera Cruz precisa aderir urgentemente à policlínica para assim oferecer especialidades médica e exame de média e alta complexidade. Os serviços oferecido pela policlínica terá um custo mensal bastante razoável para o município. A policlínica é uma iniciativa do governo do estado da Bahia que deu certo. Oferecendo, além dos exames e das especialidades, o transporte através de micro ônibus com ar condicionado e adaptado para os deficientes físicos.
Exames como ressonância magnética e tomografia praticamente são realizados dentro de um espaço muito pequeno de espera, ou seja, o paciente faz em aproximadamente 30 dias.

Como vê o futuro do município pós-pandemia?

O mundo não será o mesmo no pós pandemia. E em Vera Cruz não será diferente. Viveremos um novo normal, onde nós seres humanos deveremos modificar os nossos atos e refletir muito sobre o que fazemos.

Nós sabemos que o pós pandemia terá um pacto muito forte na economia do município, do Brasil e do mundo. Vamos ter que nos preparar para viver este momento. Porém a nossa prioridade no momento deve ser salva a vida. O nosso bem maior!

De que forma você vê a transformação do município nesses últimos três anos e meio?

Acho que o município melhorou no quesito mobilidade( calçamento, praças e asfalto) e com as realizações de festas com artista de renome nacional. Porém não se fez nada para gerar emprego e renda, ao contrário assistimos o fechamento do Club Med.

Na saúde, educação e no social a gente não ver uma política pública com prioridade. É evidente que os investimentos na infraestrutura melhorou a alta estima dos moradores e veranistas. Mas eu pergunto qual o futuro dos nossos jovens? Qual a política voltada para os nossos idosos? Qual a política de qualificação e valorização do nosso servidor público municipal?

Como pré-candidato a vereador você acredita na sua eleição?

É claro que acredito na minha eleição. Primeiro a gente vai ter que passar pela convenção.
Estou preparado para representar dignamente o povo Veracruzense.

Tenho mais de 30 anos de serviços prestado ao município. Ocupei vários cargos importante, como exemplos: Secretário de Administração, Chefe de Gabinete, Secretário de Finanças e Serin- Secretário de Relações Institucionais. Coordenei as comissões que realizaram as desapropriações de terras de interesse público, como por exemplo INSS, Creche Escola, Escola ds Cidadania, Escola profissionalizante Oceano, Disep ( Centro Integrado de Polícias, onde reúne em um só local (Policiar militar, delegacias, DPT e corpo de bombeiros). Em parceria com o governo do estado coordenei o PUI – Plano Urbanístico intermunicipal da Ilha de Itaparica no município de Vera Cruz – e a elaboração da nova lei do PDDu. Também fiz parte da comissão para elaboração do plano de cargos e salários dos professores do município.

Veja também

Major Denice afirma que privatizar o SUS é "um risco para a vida de todos, independente de privilégios"

A candidata à Prefeitura de Salvador pela ‘Coligação que Cuida de Gente’ (PT/PSB), Major Denice …

um comentário

  1. Tamo Junto Bira, é o melhor que nós temos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!